Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 25 de agosto de 2017, 08h52

Windows 95 completa 22 anos e ainda está em uso no mundo; confira curiosidades


O Windows 95 completa 22 anos de lançamento para o público nesta quinta-feira (24). A edição revolucionou o mundo dos computadores ao introduzir o “queridinho” menu Iniciar. No entanto, engana-se quem pensa que o antigo sistema da Microsoft já foi aposentado por todos os seus usuários.

Em tempos em que os computadores ainda não eram tão populares, o Windows 95 surpreendeu ao vender 40 milhões de cópias em seu primeiro ano. O sistema uniu duas plataformas da Microsoft, o Windows e o MS-DOS, trazendo uma interface gráfica mais rica do que seus antecessores e maior facilidade na conexão com periféricos. Veja a seguir algumas curiosidades:

- Ainda há usuários ativos no mundo, incluindo o Pentágono

O Windows 95 foi substituído pelo Windows 98 três anos após o seu lançamento e teve o suporte encerrado pela Microsoft em 2001. Nada disso, contudo, impediu que a plataforma ainda seja usada até hoje.

O site The Next Web publicou que é possível identificar ao menos sete máquinas rodando o Windows 95 no mundo, todas localizadas em Taiwan. Embora o número possa parecer pequeno, é importante ter em mente que o sistema chegou com a primeira versão do Internet Explorer e já não é suportado por todos os navegadores atuais. Isso sem contar nas inúmeras brechas de seguranças que não serão mais corrigidas pela Microsoft.

O número de computadores com Windows 95 conectados pode ser só a ponta do iceberg, uma vez que a plataforma pode estar em milhares de máquinas sem conexão à Internet. O próprio Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Pentágono, usa o Windows XP e outros sistemas operacionais sem suporte em 75% dos seus computadores de controle.

- Acordo milionário com os Rolling Stones

Na época de lançamento do Windows 95, a Microsoft pagou US$ 3 milhões de dólares à banda inglesa Rolling Stones para usar a música “Start Me Up” nas campanhas de marketing da plataforma. O vídeo comercial tinha grande foco no menu Iniciar (Start, em inglês) e outras novas funcionalidades do produto.

- É possível rodar o sistema em navegadores

Em 2016, o desenvolvedor Andrea Faulds conseguiu fazer com que o Windows 95 rodasse em navegadores. Basta acessar a página win95.ajf.me no seu browser para reviver a experiência de ligar e usar o sistema pré-histórico da Microsoft. Isso sem contar na possibilidade de jogar games clássicos como o Freecell.

- Game “Hover!” foi relançado para navegadores

Outra “parte” do Windows 95 portada para navegadores, o “Hover!” é diversão garantida para os nostálgicos. O game traz carros de bate-bate com o objetivo de capturar bandeiras. Há ainda um novo modo multiplayer para quem deseja desafiar amigos.

- Microsoft foi processada até 2013 por causa do Windows 95

Em 2004, a Novell iniciou um processo contra a Microsoft acusando-a de monopólio no Windows 95. A empresa pedia US$ 3 bilhões por acreditar que a gigante de Redmond usava práticas anticompetitivas na época do desenvolvimento da plataforma. A Suprema Corte dos Estados Unidos só deu uma decisão favorável à Microsoft em setembro de 2013. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114