Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 05 de setembro de 2017, 18h57

Pilotos e controladores se comunicarão por mensagens de texto


Depois da bem-sucedida experiência no controle dos voos transatlânticos, o uso de comandos de texto para as comunicações piloto-controlador, ou conceito Comunicação entre Pilotos e Controladores de Tráfego Aéreo por Enlace de Dados (CPDLC), deverá estender-se, em breve, aos voos sobre o continente brasileiro.

O CPDLC é a ferramenta utilizada para a comunicação de dados entre piloto e controlador. Por meio do dispositivo, pilotos passam a fazer requisições e informes, por exemplo, por meio de comandos de texto. Os canais de comunicação por voz passam a ser dispensáveis, diminuindo problemas com a má qualidade de áudio ou propagação do sinal.

Em julho, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea) sediou a primeira reunião do Grupo de Trabalho Continental, que é responsável pelo planejamento e testes operacionais para implementação do conceito.

Experiência positiva

Essa comunicação já trouxe, desde 2009, benefícios às operações do Centro de Controle de Área Oceânico do Cindacta III, em Recife, que atua no espaço aéreo de responsabilidade brasileira sobre o Oceano Atlântico: aumento da capacidade e clareza nas comunicações entre controladores de tráfego aéreo e pilotos; redução do congestionamento do canal de voz; registro de histórico de comunicação; impressão das comunicações e principalmente redução de equívocos na comunicação.

O conceito CPDLC é tendência mundial e, no Brasil, é parte integrante do programa Sirius do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114