Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 24 de outubro de 2017, 12h07

FUNDEPAG debate futuro da inovação tecnológica no Brasil


A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) promoveu nessa semana três encontros sobre o "Futuro das ICTESPs e o Panorama Legislativo referente ao Decreto 62.187" para Unidades de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de Paulo: Instituto de Pesca (IP), Instituto Biológico (IB), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e APTA Regional.

O objetivo do encontro foi debater sobre os desafios e oportunidades frente ao Decreto de Regulamentação das Leis de Inovação (Número 62.817) que irá garantir mais segurança jurídica e incentivará as parcerias entre instituições pública e privada.

"Este evento foi muito importante para darmos início aos processos de mudanças que devem ocorrer por conta do novo decreto, assim como fomentamos a geração de ideias em prol da inovação em todo o Brasil", destacou Antônio Álvaro Duarte, Diretor da FUNDEPAG.

Segundo o Diretor, o Decreto proporcionará maior segurança jurídica e modernizará a forma como nos relacionamos, facilitando a formação de parcerias com a iniciativa privada e/ou outras Instituições de Pesquisa. "Sem contar que um dos principais objetivos dos Institutos é promover tecnologia para aplicação – isso será feito de forma mais transparente. Estamos celebrando este momento que revolucionará o modo de trabalhar com inovação em nosso estado e País", completou.

A regulamentação do marco legal da ciência e tecnologia, como apoio à inovação no Estado de São Paulo, altera e atualiza muitos paradigmas, conceitos e situações, antes considerados intransponíveis e graves empecilhos à transferência de tecnologias sustentáveis dos institutos públicos de P&D para as empresas e sociedade em geral.

Entre os benefícios do Decreto está a oportunidade que a iniciativa privada terá de realizar trabalhos conjuntos de pesquisa utilizando os laboratórios, plantas-piloto, capital intelectual e áreas experimentais estaduais, em vez de construir seu próprio espaço para estudo. Além disso, a regulamentação ajuda as parcerias dos 21 institutos de pesquisa paulista.

"Neste processo, é imprescindível o papel das fundações de apoio, como elo primordial para a garantia da agilidade e transparência na cessão e utilização de tecnologias geradas pelos institutos de pesquisa, além de tornar disponível à sociedade os serviços técnicos especializados e inovadores gerados nos institutos", finaliza Átila Bankuti, Gerente de Negócios e Inovação da FUNDEPAG.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114