Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 08 de novembro de 2017, 18h13

Brasileiros podem participar de edital da União Europeia para pesquisas no Atlântico


Pesquisadores brasileiros podem se beneficiar com um edital no valor de 33 milhões de euros lançados pela União Europeia para financiar pesquisas no Oceano Atlântico. A chamada foi lançada no âmbito do programa Horizon 2020.

O edital é o primeiro passo para a implementação dos compromissos assumidos pelos países na Declaração de Belém, assinado por Brasil, Portugal e África do Sul, e atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, especialmente o item 14, de “conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o coordenador-geral de Oceanos, Antártica e Geociência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Andrei Polejack, a participação de brasileiros no edital foi possível graças ao interesse do País em apoiar esforços para criar um plano de desenvolvimento científico para o Atlântico Sul, a partir do trabalho conjunto dos pesquisadores.

“O programa de trabalho europeu reflete quatro anos de negociações que muito contaram com nossos cientistas, que trouxeram o que se desejava para esta cooperação. Assim, dá-nos imensa satisfação agora poder retornar a essa comunidade com um resultado concreto dessa dedicação, com possibilidades reais de intensificação da cooperação internacional e de projetos de pesquisa que considerem o Atlântico como um só sistema, de polo a polo”, afirmou.

Polejack também disse que está pronto para atender pesquisadores brasileiros interessados em parcerias com grupos da África do Sul e da Europa.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114