Cuiabá | MT 19/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 18 de novembro de 2017, 19h12

Quase 70% dos dispositivos infectados por vírus no mundo são Android, diz Nokia


A Nokia divulgou nesta semana mais uma edição do seu tradicional relatório de segurança do mercado mobile. O estudo, que leva em conta 100 milhões de dispositivos na América do Norte, Europa e partes da Ásia, traz updates sobre o estado dos vírus para celular no mundo.

De acordo com o relatório, 68% de todos os dispositivos móveis infectados por vírus no mundo rodam o sistema operacional Android. Outros 28% estão usando Windows e cerca de 3% rodam iOS. Ainda assim, o número de aparelhos infectados é menor do que o que se imagina.

Segundo o estudo realizado pela Nokia, uma média de 0,94% de todos dispositivos Android do mundo são infectados por vírus todo mês. Ao todo, contando Android, Windows e iOS, essa média é de apenas 0,68%. Ou seja, menos de 1% dos dispositivos móveis do mundo têm algum vírus instalado.

Além disso, a Nokia afirma que já coletou mais 16 milhões de amostras de vírus diferentes para Android - um crescimento de 53% em relação ao mesmo estudo feito um ano atrás. Apesar dos resultados negativos, porém, a Nokia faz elogios ao sistema operacional do Google, como reporta o ZDNet.

Segundo a empresa, "o Google tem feito um excelente trabalho com o Google Play Protect e finalmente tem garantido a segurança da infraestrutura Android". Google Play Protect é o antivírus nativo do Android que o Google lançou há alguns meses, mas que, como outros antivírus, não é infalível.

Vez ou outra, malwares são flagrados sendo distribuídos pela loja oficial de apps do Android, o Google Play. Mas, segundo a Nokia, o perigo ainda está fora dela. "Infelizmente, lojas de terceiros são muito comuns no ecossistema Android", diz o relatório, ressaltando que essas lojas "clandestinas" ainda têm muito o que fazer até oferecer um nível de segurança no mesmo patamar que o do Google.

 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114