Cuiabá | MT 18/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 19 de novembro de 2017, 16h48

Projeto envia mensagem a alienígenas e espera resposta até 2042


Se tudo der certo, a humanidade pode ter contato com alienígenas dentro de 24 anos. Isso porque um projeto chamado "Sónar Calling GJ 273b" enviou uma mensagem em direção a um planeta bastante similar à Terra, que viajará por 12 anos-luz de distância para ver se existe alguma forma de vida capaz de respondê-la por lá.

Obviamente, o sucesso depende de vários fatores bastante improváveis. Primeiro, a mensagem precisa chegar ao destino; segundo, é necessário haver vida inteligente lá; terceiro, essa vida inteligente precisa perceber a mensagem; quarto, é necessário que eles se disponham a responde-la. Caso tudo isso acabe se confirmando, é possível que haja uma resposta dentro de 24 anos.

O projeto em questão é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, do METI (sigla para “mensagens para inteligência extraterrestre”) International e o festival musical Sónar, que celebra seu 25º aniversário e dá o nome ao projeto. Eles miram o planeta GJ 273b, descrito por astrônomos como uma “Super Terra”, sendo um pouco maior que o nosso planeta e que está na zona habitável de sua estrela, sendo, portanto, um bom candidato a abrigar vida alienígena.

Mas o que consta nessa mensagem, afinal de contas? Foram três transmissões de ondas de rádio realizadas em três dias diferentes, a partir de um transmissor na cidade de Tromso, na Noruega. Cada uma dessas transmissões continha informações básicas sobre matemática e ciência, conceitos sobre física e frequências de rádio e a percepção humana de tempo, que têm como objetivo ajudar possíveis ETs a entender um pouco sobre a humanidade.

Além dessas informações, cada transmissão também conta com 6 músicas originais de 10 segundos criadas por vários artistas; as composições e depoimentos de cada artista estão disponível no site oficial do Sónar.


Ohlar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114