Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 25 de dezembro de 2017, 17h11

Aplicativo desenvolvido em Mato Grosso é destaque mundial da Microsoft


.

O aplicativo “ALMT Interativa”, que permite o contato direto em tempo real com deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), como nas trocas de mensagens no Whatsapp, virou destaque mundial da Microsoft.
Criado para simplificar a comunicação entre a casa de leis e a comunidade, que antes era feita pelos canais tradicionais (site, por chamado na ouvidoria e em audiências presenciais), o aplicativo também é uma ferramenta que estimula os jovens a se engajarem nas questões politicas. Ao interagir com o app, os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.

Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT).

O aplicativo “ALMT Interativa” foi desenvolvido pela empresa mato-grossense Fidelity Mobile. A Microsoft apresentou a Fidelity Mobile como estudo de caso global de uso do Xamarin para mobile government.

A plataforma foi desenvolvida utilizando o Visual Studio Tools for Xamarin, Azzure e o Visual Studio App Center. O Xamarin permitiu à Fidelity o desenvolvimento do aplicativo nativo em Windows, com compartilhamento de mais de 90% do código para iOS e Android. Toda a ferramenta pode ser testada, assegurando os requisitos de segurança exigidos pela Assembleia Legislativa.


Este projeto, de acordo com a assessoria gerou tecnologias disruptivas inéditas no mundo:

* Chat Deputado + Chat Cidadão: Trata-se de uma ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços de instant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço;

* Web Chat: Sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores da assembleia legislativa podem realizar o atendimento a todos os cidadãos;

* Funções sem e com internet: Todos os serviços do aplicativo podem ser utilizados sem internet via SMS sem custos para o cidadão;

* Funções offline: O app permite a navegação sem internet, sem bugs superando um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos pois a grande maioria dos apps no mercado mundial exigem uma conexão constante com a internet para realizar funções simples como abrir, navegar, acessar menus.

* Gamificação: Inserida no app com o objetivo estimular os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.

Sobre a Fidelity Mobile

Fundada em agosto de 2006, a Fidelity Mobile é uma empresa de tecnologia e inovação, que acumula know-how na gestão do conhecimento. Com base nesta experiência disruptiva, a empresa desenvolveu uma plataforma tecnológica mobile inovadora, social e sustentável.

Foi ganhadora do Prêmio FINEP de Inovação em duas ocasiões, 2010 e 2013, e em duas categorias: Micro e Pequena Empresa e Gestão da Inovação. Também em 2010 a empresa foi eleita para o World Summit Award (WSA MOBILE CONTENT 2010) o maior Prêmio de Mobilidade do Mundo, realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em parceria com as Nações Unidas (ONU), como sendo o melhor case brasileiro na categoria "M-Government & Participation". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114