Cuiabá | MT 25/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 02 de janeiro de 2018, 16h21

'Robô-cobra' será usado para inspecionar usina nuclear abandonada de Fukushima


Foto: Associated Press
.

Em 2011, a usina nuclear de Fukushima, no Japão, teve que ser desativada depois que um terremoto e um tsunami danificaram reatores e deixaram vazar volumes colossais de radiação que contaminaram toda a região. Entretanto, o estado das usinas, seis anos após o acidente, ainda precisa ser investigado.

É aí que entra uma nova sonda robótica em formato de cobra que a Toshiba anunciou nesta semana. Por conta dos altos níveis de radiação em torno da usina abandonada, este robô terá o trabalho de ir até lá para inspecionar as instalações, como explica a agência de notícias Associated Press.

O robô tem 12 metros de extensão e é, basicamente, um longo telescópio com uma câmera fixada na ponta. Ele será usado na Unidade 2 do complexo nuclear de Fukushima, onde a extensão dos vazamentos e dos danos causados pelo terremoto e tsunami de 2011 ainda não são conhecidos por completo.

O objetivo dos pesquisadores japoneses é agregar o maior volume possível de informações sobre o estado da usina de maneira segura. Assim, será possível identificar quais falhas na estrutura permitiram o vazamento de radiação e o que deve ser feito para impedir novos acidentes como o de 2011.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114