Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 09 de janeiro de 2018, 16h23

Clima é desfavorável à colheita da soja em grande parte do BR


ClimaTempo

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre grande parte da região central do Brasil, onde o dia será de chuva a qualquer hora em grande parte das regiões produtoras dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e partes do Pará e do Tocantins. Essas chuvas irão manter as condições desfavoráveis a qualquer tipo de trabalho no campo, sejam elas pulverizações e/ou a colheita da soja e posterior plantio das culturas de segunda safra. Mas, a partir dessa quarta-feira, o tempo voltará a abrir em grande parte desses estados, e o produtor já deve conseguir ir a campo para realizar os trabalhos necessários. Entretanto, deve-se salientar que não haverá uma ausência total de chuva, elas apenas voltarão a ocorrer na forma de pancadas irregulares.

 

Essa condição para pancadas mais irregulares deverá persistir até o final da semana, quando uma nova frente fria estará passando pela região Sudeste e deixará o tempo novamente instável e com previsão de chuva a qualquer hora do dia. Somente a partir do dia 18 é que a chuva deve dar trégua mais acentuada e, com isso, permitir que os trabalhos de colheita e tratos culturais ocorram sem grandes transtornos.

 

Na região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, apesar da ausência de chuva nessa terça e quarta-feira, principalmente nas regiões oeste da Bahia, sul do Piauí e norte de Minas Gerais, os mapas de previsão indicam chuva mais generalizada no final de semana e principalmente no começo da próxima, possibilitando uma elevação e manutenção da umidade do solo, o que irá garantir excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras e também o plantio do algodão.

 

No Sul, o dia será marcado por pancadas de chuva em grande parte de Santa Catarina e do Paraná e também no Mato Grosso do Sul. Com isso, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Somente no Rio Grande do Sul é que essa terça-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuva. Mas a boa noticia é que a partir dessa quarta-feira as chuvas devem retornar ao estado e elevar os níveis de umidade do solo, garantindo condições muito boas ao desenvolvimento das lavouras. A previsão é de que o tempo se mantenha instável ao longo desses próximos 10 dias em grande parte da região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, o que irá manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Situação na Argentina

Ao contrário do que tem circulado em diversos sites e nas redes sociais de todo o Brasil, as condições não estão desesperadoras na Argentina e muito menos do Paraguai. Em ambos os países, incluindo também o estado do Rio Grande do Sul, a ausência de chuva realmente tem dado certa preocupação aos produtores e em especial ao mercado. Contudo, os mapas de previsão indicam o retorno das chuvas para todo o Cone Sul já nesta quinta-feira (11), e os volumes previstos devem ultrapassar os 40 mm somente nesta semana. Além disso, há previsão de mais chuva para a semana que vem. Com isso, as condições voltam a ficar extremamente favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

 

Tanto na Argentina quanto no Rio Grande do Sul, o mês de janeiro não é o mais crítico, mas sim o de fevereiro, pois durante ele é que ocorrerá a maior porcentagem de lavouras em fase de florescimento e principalmente de granação. Os modelos de previsão sinalizam chuvas regulares e em bons volumes em todo o Cone Sul (Região Sul, Mato Grosso do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai). Com isso, a tendência é ainda de uma safra cheia em toda essa região. A única coisa boa nisso tudo é a oportunidade que os produtores estão tendo de realizar bons negócios, já que às vezes os preços das commodities sobem um pouco.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114