Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 12 de janeiro de 2018, 13h25

Consultoria britânica inclui 10 aeroportos e 4 aéreas do Brasil entre mais pontuais do mundo


Um estudo da consultoria britânica OAG, especializada em aviação civil, incluiu 10 aeroportos brasileiros e 4 companhias aéreas do país na lista dos mais pontuais do mundo. Os dados fazem parte do documento Official Airline Guide 2018, resultado do levantamento feito em 2017 com base em 57 milhões de voos de companhias aéreas e aeroportos em todo o planeta. O critério de pontualidade, tanto para aeroportos como para empresas aéreas, foi o pouso e a decolagem das aeronaves com até 15 minutos de atraso em relação ao horário previsto.

Os aeroportos brasileiros mais movimentados do país (Guarulhos, Galeão, Brasília, Confins, Congonhas e Santos Dumont) figuraram no ranking dos 20 mais pontuais do mundo. Tiveram também lugar na lista os aeroportos de Viracopos, Curitiba, Recife e Porto Alegre. As quatro maiores empresas aéreas da aviação comercial brasileira – GOL, Latam, Avianca e Azul – também apareceram no ranking internacional.

Classificado na categoria dos aeroportos principais, que movimentam entre 20 milhões e 30 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos apareceu em 11º lugar no ranking da OAG, com um índice de pontualidade de 79,7%. Nessa categoria, o primeiro lugar ficou com o Aeroporto de Minneapolis (EUA), com 85,72% de pontualidade.

Na categoria grandes aeroportos, que transportam entre 10 milhões e 20 milhões de passageiros por ano, figuraram na lista internacional os aeroportos de Brasília, em quarto lugar, com 84,58% de pontualidade; Rio de Janeiro (Galeão) no quinto lugar (84,25%); e Congonhas, em nono lugar (82,32%). O primeiro da categoria foi do Aeroporto de Osaka (Japão), com 88,45% de pontualidade.

Entre os aeroportos de médio porte, que movimentam entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros por ano, o brasileiro mais bem colocado na lista, ocupando o quarto lugar, foi o Aeroporto de Confins (BH), que atingiu pontualidade de 84,96% em 2017. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) apareceu no sétimo lugar (84,33%) e Viracopos (SP), na 12ª posição (83,14%). O primeiro da categoria foi o Aeroporto de Birmingham (Reino Unido), com índice de 89,52%.

Já na categoria aeroportos pequenos, que movimentam entre 2,5 milhões e 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Curitiba foi o mais bem classificado entre os aeródromos brasileiros de mesmo nível, ocupando o 14º lugar do ranking, com índice de 84,65% de pontualidade. Nessa lista, apareceram ainda os aeroportos de Recife, na 17ª colocação (83,61%); e Porto Alegre, em 20º lugar (83,45%). No primeiro lugar da categoria figurou o Aeroporto de Tenerife North (Ilhas Canárias), com pontualidade de 90,05%.

Companhias aéreas - O levantamento da consultoria britânica incluiu ainda as quatro companhias aéreas brasileiras – GOL, Latam, Avianca e Azul – entre as 20 companhias aéreas mais pontuais do mundo. Na categoria “mega” companhia aérea, a Latam apareceu no oitavo lugar do ranking, com 79,39% de pontualidade. A empresa foi a única da América do Sul a entrar nessa lista, liderada pela Japan Airlines, com um índice de 85,27%.

Já no ranking da pontualidade que considerou apenas companhias aéreas latino americanas, a Azul figurou em segundo lugar, com 84,14%; a GOL apareceu em quinto, com 81,73%; a Avianca, em sexto, com 81,44%; e a Latam foi classificada na sétima posição, com um índice de 79,39%. O primeiro lugar entre as latino americanas foi da Copa Airlines (Panamá), com índice de 86,39%.

O estudo da OAG classificou ainda as rotas aéreas mais movimentadas do mundo com melhor índice de pontualidade. A ponte aérea Rio-São Paulo, ligada pelos aeroportos de Santos Dumont e Congonhas, foi classificada como a quinta rota doméstica mais movimentada do planeta e com média de pontualidade de 80,09%. A primeira do ranking de pontualidade, com 90,4%, foi Tokyo Haneda-Osaka, no Japão, ocupando o 17º lugar em movimentação de passageiros.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114