Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 18 de janeiro de 2018, 21h17

Novo satélite meteorológico é monitorado em tempo real pelo Inmet


Desde o dia 9 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora em tempo real o processamento de imagens do novo satélite meteorológico Goes-16 da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos Estados Unidos. O Inmet é a única instituição que vem garantido o monitoramento dos sistemas meteorológicos por imagens de satélite geoestacionário - gira à mesma velocidade da rotação -, sobre a América do Sul. O Goes-16 substituiu, a partir do início deste mês, o Goes- 13, possibilitando melhor resolução dos dados coletados.

A manutenção do monitoramento, após a troca de satélite, foi possível com soluções desenvolvidas por técnicos da Seção de Produtos de Imagens de Satélite do Inmet/Mapa, da qual instituições do país passaram a consumir os dados processados, segundo o diretor, Francisco de Assis Diniz. A solução, nessa fase, ainda compreende restrições de uso e aplicabilidade dos dados cedidos pela NOAA, por meio do sistema Geonecast Américas, o que significa que podem ocorrer oscilações na disponibilidade dos dados.

A nova tecnologia desse satélite, Goes-16, permite a geração de produtos aplicados a atividades de interesse da sociedade, como: suporte à agricultura, pecuária, pesca ou atividades marítimas, ao monitoramento e à previsão do tempo e clima, da seca e de recursos hídricos, entre outras. Além disso, proporciona ganho de qualidade aos produtos gerados no Inmet, que exige investimentos para atualização do sistema de equipamentos de recepção, processamento e armazenamento de imagens.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114