Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 10 de fevereiro de 2018, 08h35

Pós-doutorado em manejo de florestas tropicais com Bolsa da Fapesp


Está disponível uma vaga de pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, com Bolsa da Fapesp, junto ao Projeto Temático “Restauração ecológica de florestas ciliares, de florestas nativas de produção econômica e de fragmentos florestais degradados (em APP e RL), com base na ecologia de restauração de ecossistemas de referência, visando testar cientificamente os preceitos do Novo Código Florestal Brasileiro”. A inscrição deve ser feita até 20 de fevereiro de 2018.

O projeto faz parte do programa BIOTA-Fapesp e é coordenado pelo professor Edson José Vidal da Silva.

Segundo o pesquisador, o projeto tem como objetivo “o monitoramento de longo prazo de ecossistemas naturais de referência em biomas ameaçados, visando acumular o conhecimento necessário sobre a dinâmica florestal para a adequação das ações de conservação e restauração da diversidade vegetal”. O trabalho será realizado no Laboratório de Silvicultura Tropical do Departamento de Ciências Florestais da Esalq.

Os candidatos devem ter experiência prévia em: ecologia e manejo de florestas tropicais; inventários florestais e identificação botânica de espécies arbóreas na Amazônia e Mata Atlântica; monitoramento da dinâmica de populações e comunidades vegetais; avaliação de impacto do manejo; e análise de dados utilizando o software R, especialmente utilizando a abordagem de seleção de modelos mistos.

Devem, ainda, ter obtido o grau de doutor em área correlata ao projeto há menos de sete anos e é desejável experiência docente, artigos publicados em periódicos revisados por pares, entre outros requisitos.

O candidato selecionado, além de coletar e analisar dados de regeneração florestal em parcelas permanentes, entre outras responsabilidades, também ministrará uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Esalq, relacionada ao tema “Manejo de uso múltiplo em florestas tropicais”.

Os interessados deverão enviar e-mail ao professor Vidal (edson.vidal@usp.br), com cópia para Andréia Moreno (amoreno@usp.br). No e-mail devem ser anexados a planilha que está no anexo 2 do edital da bolsa, curriculum vitae em formato PDF, carta de apresentação de uma página, plano de ensino da disciplina a ser ministrada e duas cartas de referência.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1912.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114