Cuiabá | MT 19/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 19 de fevereiro de 2018, 11h32

Faculdades de medicina de SP substituem cadáveres por tecnologia 3D de simulação anatômica


.

As faculdades de medicina do interior de São Paulo querem eliminar de vez o uso de cadáveres em salas de aula. Oito instituições paulistas de ensino superior adquiriram recentemente simuladores digitais 3D de estudos anatômicos. A aquisição da tecnologia segue a tendência mundial de trocar corpos humanos e eliminar o sacrifício animal em cursos de formação médica.

Trata-se da plataforma multidisciplinar 3D da Csanmek, startup brasileira especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional, utilizado atualmente em 50 cursos de medicina e veterinária no Brasil, além de instituições dos Estados Unidos, México e Peru.

A plataforma oferece aos alunos a possibilidade de estudos de casos clínicos e exames reais de pacientes, pois permite que os professores convertam tomografias e ressonâncias magnéticas em clones virtuais 3D, com acesso total e irrestrito a anatomia real. Funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano.

O simulador, que pode custar entre R$ 200 mil e R$ 400 mil, utiliza algumas linhas de atlas anatômicos e fisiológicos, com mais de 5 mil estruturas anatômicas identificas, incluindo todos os órgãos e sistemas do corpo masculino e feminino, e pode ser usada em cursos de medicina, veterinária e demais áreas da saúde.

Segundo o fundador da Csanmek, Claudio Santana, a solução foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com décadas de experiência em diagnósticos e imagens médicas. "Apesar de ser um equipamento para educação, a plataforma 3D também é utilizada por médicos e profissionais da saúde no dia a dia, para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais e modeladas", comenta Santana.

Instituições do interior de SP que utilizam a tecnologia

- Ação Educacional Claretiana – Rio Claro
- Anbar Ensino Técnico e Superior – São José do Rio Preto
- Centro Universitário Unifacef – Franca
- Universidade Nove de Julho (Uninove) – Bauru
- Missão Salesiana de Mato Grosso – Araçatuba
- Organização Educacional Barão de Mauá – Ribeirão Preto
- São José dos Campos Educacional – São José dos Campos
- Sociedade Regional de Ensino e Saúde - Campinas

Sobre a Csanmek (http://www.csanmek.com)
A CSANMEK é uma empresa brasileira que surgiu com a missão de ser referência em novas tecnologias de simulação, para auxiliar as técnicas educacionais no uso das metodologias ativas. Desenvolve ferramentas e projetos educacionais para suporte aos docentes e discentes, visando melhor qualificação para futuros profissionais das diversas áreas da saúde. Com dois anos no mercado, a empresa atua no desenvolvimento de soluções para atender as necessidades das instituições de ensino, trazendo sempre o que há de melhor no mercado mundial. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114