Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 22 de fevereiro de 2018, 06h54

FameLab recebe inscrições até 28 de fevereiro


A etapa brasileira da edição de 2018 do concurso internacional FameLab de comunicação científica está aberta para inscrições de estudantes até 28 de fevereiro.

A chamada tem apoio da Fapesp e foi lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países.

A primeira edição do FameLab no Brasil ocorreu em 2016 como iniciativa da Fapesp em parceria com o British Council. Naquela oportunidade, apenas bolsistas Fapesp podiam se candidatar. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2017 outros parceiros aderiram à chamada, tornando o concurso de âmbito nacional.

O FameLab consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Os principais objetivos do concurso são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral.

Poderão se inscrever bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, com idade mínima de 21 anos e bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

As candidaturas devem ser apresentadas até 28 de fevereiro por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

Trinta finalistas selecionados participarão de uma etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em comunicação científica que os preparará para a semifinal. A etapa será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de abril.

A semifinal nacional (25/04), a Masterclass 2 (26/04) e a final nacional (27/04) também ocorrerão no Museu do Amanhã.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/chamadas/2018/famelab2018.pdf.

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114