Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 15 de março de 2018, 06h38

5G Deve Acelerar Realização de Carros Autônomos


 A 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, hoje anunciou a divulgação de seu relatório Comunicação Celular V2X Para 5G, um relatório da 5G Americas que descreve a importância das tecnologias 5G para comunicações veículo-para-tudo (V2X) baseadas em tecnologias celulares. O setor automotivo está evoluindo rapidamente e migrando para a produção de veículos cada vez mais conscientes do seu entorno. Essa evolução é baseada em comunicações celulares V2X (C-V2X), que podem ser usadas pelo veículo para se comunicar com outros veículos, pedestres, dispositivos instalados em estradas e a Internet. 

"Os padrões internacionais para a comunicação Celular Veículo-para-Tudo já estão em desenvolvimento e terão um efeito positivo no cotidiano. O mercado de carros conectados estão evoluindo rapidamente, refletindo a rápida evolução desse setor dinâmico de mobilidade sem fio", disse Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. "As soluções 5G para veículos pretendem oferecer comunicações veículo-para-tudo avançadas, com a promessa de viabilizar um sistema de transporte mais eficiente, mais seguro e muitos outros recursos num futuro próximo".

O setor automotivo está trabalhando há algum tempo na produção de veículos com a capacidade de se comunicarem não somente com outros veículos (V2V), mas também com a infraestrutura à sua volta (V2I), redes baseadas da Internet (V2N) e até pedestres (V2P). Em conjunto, esses casos de uso são conhecidos como conectividade veículo-para-tudo (V2X). Agora, com avanços em áreas com eletrônica, tecnologia para sensores e técnicas de computação, como a aprendizagem de máquinas e visão para computadores, esses casos de uso estão começando a virar realidade. Hoje, novos veículos conseguem desempenhar um papel mais ativo, por exemplo, alertando o motorista de possíveis colisões com veículos no sentido contrário, ajudando com frenagens de emergência e monitorando cruzamentos. Isso tudo representa um grande avanço comparado com a nossa dependência em recursos de segurança passivos, como cintos de segurança e airbags.

Para o setor automotivo, essa tendência representa o começo de uma evolução para produzir veículos automatizados e que serão, no futuro, totalmente autônomos. No cenário de veículos autônomos, os computadores a bordo do veículo terão a capacidade de realizar todas as operações necessárias para dirigir o carro sem qualquer interferência e sem precisar de monitoramento por um ser humano. Esse cenário ainda está alguns anos à frente, mas testes já estão em andamento, veículos experimentais já estão nas ruas e padrões internacionais já estão em desenvolvimento.

Esses avanços são ainda mais claros diante dos trabalhos da 3rd Generation Partnership Project (3GPP) para padronizar a LTE em seu Release 14, que deve incluir suporte para as comunicações C-V2X que seriam usadas em situações de segurança básica. Os padrões 3GPP para soluções V2X baseadas na tecnologia 5G incluídos nos Releases 15 e 16 devem agregar recursos mais avançados com alta densidade, velocidades de transmissão muito maiores, maior confiabilidade, posicionamento a distancias de menos de um metro latência ultra baixa. Essas tecnologias serão a plataforma para grandes inovações em veículos autônomos e conectados, e a tecnologia 5G deve aumentar a qualidade do serviço, reduzir a latência, ampliar o acesso à banda larga e oferecer conectividade global. O relatório sobre a comunicação celular V2X:

Destaca os padrões 5G para o setor automotivo, detalhando aspectos de sua arquitetura e segurança
Compara as tecnologias C-V2X e de Comunicações Dedicadas de Curto Alcance (Dedicated Short Range Communication - DSRC) e 802.11p.

Analisa casos de uso avançadas com comunicações V2X baseadas em tecnologias 5G
Apresenta áreas onde as operadoras de redes móveis, fabricantes de veículos, provedores de serviços em nuvem e reguladores podem colaborar e trabalhar em parceria.

"É importante lembrar que a evolução da tecnologia 5G deve criar uma plataforma que permite o desenvolvimento de casos de uso mais avançados para a troca de dados, sem duplicar a funcionalidade V2X baseada em 4G. Desta maneira, os serviços V2X 5G agregam valor para as funcionalidades básicas da Release 14 C_V2X", explicou Dr. Michaela Vanderveen, Principal de Engenharia da Qualcomm Technologies, Inc. "De fato, o C-V2X baseado em 5G NR será compatível com o futuro e compatível com Release 14 C-V2X.".

O relatório Comunicação Celular V2X Para 5G foi escrito pelos líderes conjuntos Dr. Michaela Vanderveen, da Qualcomm, and Kunal Shukla, da HPEe, representantes de companhias que são membros do Conselho da 5G Americas, que participaram no desenvolvimento desse relatório. O relatório pode ser baixado gratuitamente através desse link: http://www.5gamericas.org/en/resources/white-papers/.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114