Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 22 de abril de 2018, 10h33

Pesquisas em Ciência de Materiais e Engenharia serão apoiadas


.

A Fapesp e a M-ERA.NET lançaram nova chamada para apoiar projetos de pesquisas. A M-ERA.NET é uma rede financiada pela União Europeia, criada para apoiar e incrementar a coordenação dos programas europeus de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais.

O objetivo específico da chamada M-ERA.NET 2018 é financiar projetos transnacionais ambiciosos em pesquisa e inovação de materiais, incluindo materiais para tecnologias de energia de baixo carbono e tecnologias de produção relacionadas.

Serão recebidas propostas em seis tópicos: “Multiscale modeling for materials engineering and processing (M3EP)”, “Innovative surfaces, coatings and interfaces”, “High performance composites”, “Functional materials”, “New strategies for advanced material-based technologies in health applications” e “Materials for additive manufacturing”.

Na Fapesp, as submissões deverão seguir as normas e orientações, inclusive as relacionadas à elegibilidade, das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE Fase II. Exceções às normas estão indicadas no texto da chamada.

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas devem, obrigatoriamente, consultar a Fapesp a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

Considerando que 12 de junho de 2018 é o prazo final para o envio de pré-propostas ao Consórcio M-ERA.NET, consultas de elegibilidade recebidas pela Fapesp depois de 24 de maio podem não ser respondidas em tempo hábil.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da chamada.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/11673.

Agência Fapesp

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114