» mais
Comentar           Imprimir
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 31 de maio de 2018, 10h41

4G de 700 MHz finalmente é liberado para SP, Belo Horizonte e Porto Alegre


Após anos de discussões, a frequência de 700 MHz (banda 28) começa a se difundir para distribuição do sinal de internet 4G. Agora, com a liberação por parte da Anatel, 40 novos municípios terão suporte ao 4G de 700 MHz, o que inclui as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A expectativa é que a frequência já possa estar em uso por parte das operadoras ainda em junho.

A frequência de 700 MHz já era para estar em funcionamento há um bom tempo, mas foi atrasada pela necessidade de desligar o sinal de TV analógico. Chegou-se a discutir a liberação do espectro ainda a tempo da Copa de 2014, mas o projeto, como tantos outros planejados para o evento, não ficou pronto.

A chegada do espectro de 700 MHz para o 4G traz uma série de vantagens para operadoras e para o público. Por se tratar de uma frequência mais baixa, seu alcance é maior, o que significa que operadoras precisam de menos antenas para cobrir a mesma área na comparação com os sinais de 1.800 MHz (banda 3) de 2.600 MHz (banda 7), como temos hoje. Além disso, as ondas são mais capazes de penetrar paredes, o que significa que, ao menos em teoria, o seu celular terá uma recepção melhor do 4G quando você estiver em casa ou em um escritório.

Nem todas as operadoras poderão se beneficiar do espectro de 700 MHz para o 4G, no entanto. Apenas Vivo, Claro e TIM participaram do leilão da frequência, deixando Oi e Nextel de fora.

Antes de chegar aos 40 municípios recém-anunciados, o 4G de 700 MHz já estava em utilização em algumas centenas de cidades pelo Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu recentemente cobertura pela Vivo, que também anunciou que o novo espectro também poderá ser utilizada para a conexão 4G+, que une múltiplas frequências para melhorar a qualidade da internet.

Olhar Digital


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

O futuro político de Pedro Taques será:

Candidato a prefeito de Cuiabá em 2020
Voltar a operar na área de Direito
Não me interessa, problema dele.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114