» mais
Comentar           Imprimir
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 10 de junho de 2018, 10h07

Novo supercomputador mais rápido do mundo é inaugurado nos EUA


IBM / ORNL

O Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos inaugurou nesta sexta-feira, 8, o Summit. Trata-se do supercomputador científico mais rápido do mundo, feito em parceria com a IBM.

O Summit é capaz de realizar mais de 200 quatrilhões de cálculos por segundo, ou 200 petaflops, graças aos seus 4.608 servidores de computação, cada um com dois chips IBM Power9 de 22 núcleos e seis GPUs Nvidia Tesla V100, além de mais de 10 petabytes de memória.

Este supercomputador vai ficar no Laboratório Nacional de Oak Ridge, um instituto de pesquisa no estado de Tennessee financiado pelo governo dos EUA. A máquina será usada para rodar aplicações de inteligência artificial e análise de dados.

Outras empresas que cooperaram com a IBM na criação do Summit foram Nvidia, RedHat e InfiniBand. Quando a próxima edição do ranking de supercomputadores da TOP500 for lançada, em novembro, será a primeira vez desde 2012 que uma máquina feita nos EUA assume a primeira posição.

Atualmente, o Sunway TaihuLight, do Centro de Supercomputação Nacional em Wuxi, na China, é o supercomputador mais poderoso do mundo, com 125 petaflops de potência máxima. O brasileiro Santos Dumont deixou o ranking em novembro passado.

A IBM ainda está montando um segundo supercomputador para o Departamento de Energia dos EUA chamado Sierra. Ele deve ser inaugurado ainda neste ano, e promete atingir a capacidade máxima de 125 petaflops.

Olhar Digital


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114