Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 15 de junho de 2018, 07h33

Monitor da Violência é premiado no Data Journalism Awards


O Monitor da Violência, projeto realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), o portal de jornalismo G1 (Rede Globo) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foi o vencedor da principal premiação de jornalismo de dados do mundo no dia 31 de maio, o Data Journalism Awards, na categoria “Escolha do Público”.

O projeto une jornalismo e pesquisa científica realizada pelo NEV – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela Fapesp e sediado na USP – e FBSP para qualificar o debate público com o objetivo de promover a discussão sobre a violência no Brasil com base em dados.

Segundo o NEV, em sua primeira etapa, foram registradas todas as mortes ocorridas no país durante a semana de 21 a 27 de agosto de 2017. Mais de 230 jornalistas coletaram informações sobre as vítimas, como nome, idade, horário da morte e dia de semana em que o crime ocorreu

Em etapas posteriores, o Monitor da Violência fez reportagens especiais sobre o sistema carcerário, o crescimento de homicídio de mulheres e a subnotificação do feminicídio. A fase mais recente reportou as mortes devidas à intervenção policial e de policiais mortos.

O Monitor da Violência também realiza um levantamento inédito que já permite acompanhar dados nacionais de homicídios a partir de março de 2018 (até então, no Brasil ainda trabalhava-se com números de 2016) e, com isso, cobrar transparência de dados do governo.

Mês a mês, o projeto monitora os dados de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguidos de morte.

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114