» mais
Comentar           Imprimir
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 08 de julho de 2018, 11h41

CGEE realiza seminário internacional sobre Soluções baseadas na Natureza


Representantes de diversos países estarão reunidos nesta segunda (9) e terça-feira (10), em Brasília, no 2o International Seminar on Nature-based solutions: promoting urban nature for more resilient cities, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a União Europeia. O evento, que vai discutir soluções baseadas na natureza, é uma ação do programa Diálogos Setoriais, uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o Local Governments for Sustainability (Iclei).

As Soluções baseadas na Natureza (NbS, na sigla em inglês) são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que esses fornecem, com base em formas e processos encontrados na natureza, sendo aplicados em infraestruturas verdes, azuis e componentes industriais (biomimética). As NbS promovem maior eficiência na utilização de recursos e resiliência às mudanças do clima.

Ao longo da programação, serão realizadas apresentações sobre temas como “A abordagem da União Europeia às NbS”. Os projetos em andamento em países do bloco serão alvo de um painel específico, com a exposição de diversos cases de sucesso. Outro debate abordará as lições aprendidas pelas cidades europeias no tema.

As experiências apoiadas pelos Diálogos Setoriais, instrumento de cooperação entre a União Europeia e o Brasil, também serão apresentadas durante o seminário. Além disso, um painel abordará as iniciativas resultantes da participação social e mobilização da comunidade. Pelo Brasil, serão expostos projetos em curso nas cidades de Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP), entre outros.

Projeto GEF

O seminário é realizado dentro do projeto Global Environmental Facility (GEF) para Cidades Sustentáveis. A iniciativa é financiada pelo GEF e desenvolvida, no Brasil, pelo CGEE, em parceria com o MCTIC, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e a Rede Nossa São Paulo. No âmbito dessa iniciativa, o CGEE é responsável, em parceria com o MCTIC, pela criação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis.

Segundo o coordenador do projeto GEF para Cidades Sustentáveis pelo CGEE, Cristiano Cagnin, a ideia é aproveitar o seminário para debater o tema Soluções baseadas na Natureza para os desafios que estão sendo mapeados pelo observatório. Além disso, será discutida a criação de um conselho consultivo para o projeto. “Eles darão uma contribuição mais permanente para o observatório, fazendo uma análise crítica daquilo que estamos construindo no projeto e sobre o seu encaixe em iniciativas brasileiras”, afirma.

A programação completa do seminário pode ser acessada neste link.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114