Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 22 de julho de 2018, 07h16

Google, Microsoft e Facebook se unem em projeto para portabilidade de dados


O Google, a Microsoft, o Facebook e o Twitter anunciaram nesta sexta-feira um novo projeto de código aberto para facilitar a portabilidade de dados entre plataformas. O chamado Data Transfer Project será dedicado ao “desenvolvimento de ferramentas que vão permitir aos usuários transferir suas informações diretamente de um serviço para outro, sem precisar baixar e subir as informações de novo”, resume o Google em post em seu blog.

O objetivo é basicamente simplificar o gerenciamento de informações, para que um usuário possa tirar tudo de um serviço e colocar em outro sem ter que quebrar a cabeça. Hoje, já até é possível baixar todos os dados que uma empresa tem você mesmo, usando ferramentas como o Google Takeout e o recurso de download do Facebook. Mas esses sistemas existentes não necessariamente conversam entre si: você até consegue pegar as informações, mas não pode simplesmente enviar isso diretamente de uma plataforma para outra.

Pense, por exemplo, na dificuldade que era passar um arquivo do Dropbox para o Google Drive até um tempo atrás, mas com conjuntos de dados no lugar de um documento de Word: você precisava baixar item desejado no primeiro antes de subi-lo no segundo. Hoje, o processo já é consideravelmente mais simples: com o recurso Download Your Data do Google, dá para pegar todos os arquivos do Drive e enviá-los de uma vez em outro serviço de nuvem.

“Levar suas informações de um serviço a outro pode ser complicado porque cada um é construído de uma forma diferente e usa tipos diferentes de dados que podem exigir controles próprios de privacidade”, explica Steve Satterfield, diretor de privacidade e políticas públicas do Facebook no blog da empresa. “Por exemplo, você pode usar um aplicativo em que posta fotos publicamente, uma rede social onde você compartilha updates com seus amigos e um app de exercícios físicos para monitorar suas atividades.”

Segundo o Google, as empresas envolvidas no projeto estão “desenvolvendo ferramentas que podem converter qualquer API proprietária para um conjunto de formatos de dados padronizados que podem ser usados por qualquer um”. Os desenvolvedores já conseguiram construir adaptadores para sete provedores de serviços diferentes e cinco tipos de dados, e o objetivo é ampliar cada vez mais esse “portfólio”.

O código do sistema está todo disponível no Github, junto com um white paper dando mais detalhes técnicos sobre o projeto, para qualquer um conferir e colaborar.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114