Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 14 de setembro de 2018, 07h08

Cursos permitem explorar a física além da escola


No próximo sábado (15/09) começarão as atividades do segundo semestre dos Minicursos para Alunos do Ensino Médio promovidos pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR).

Centro associado ao Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, o ICTP-SAIFR tem apoio da Fapesp.

Com aulas organizadas aos sábados, estudantes do ensino médio têm a oportunidade de entrar em contato com teorias e fundamentos da física pouco explorados no currículo escolar, com a orientação de professores do IFT.

No primeiro semestre, os temas abordados foram “A Física do Universo – Cosmologia” e “Relatividade e Gravitação”. No segundo semestre, as aulas serão de “Mecânica Quântica” (15 a 29 de setembro), ministradas pelo professor Pedro Vieira (ICTP-SAIFR/IFT-Unesp e Perimeter Institute, Canadá), e de “Ondas” (6 a 13 de outubro), com o professor Nathan Berkovits (ICTP-SAIFR/IFT-Unesp).

Os jovens interessados ainda podem inscrever-se para as aulas de “Ondas”, com início em outubro. A inscrição é gratuita. Demais pessoas interessadas podem inscrever-se, porém somente serão aceitas se sobrarem vagas no auditório.

Uma novidade do segundo semestre serão as aulas de acompanhamento e suporte, também aos sábados, de 15 de setembro a 13 de outubro. Segundo o ICTP-SAIFR, o objetivo dessas aulas será revisitar e aprofundar temas abordados no período da manhã, além de introduzir ferramentas matemáticas como cálculo diferencial e integral, equações diferenciais, álgebra linear e números complexos.

O professor Lucas David (ICTP-SAIFR/Etec de Monte Mor/Etec Guaracy Silveira) será o responsável pelas aulas de suporte.

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114