Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 04 de outubro de 2018, 06h05

Futurecom 2018 traz tecnologias inovadoras que farão parte do dia a dia do mundo hiperconectado


A 20ª edição do Futurecom – maior e mais importante evento de tecnologia e telecomunicações da América Latina, que será realizado pela Informa Exhibitions entre 15 e 18 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo – promoverá uma ampla discussão sobre as tecnologias que têm seu impacto fortemente ampliado em um mundo hiperconectado sob um crescente “tsunami” de dados. Tanto os painéis do congresso quando os estandes dos expositores trarão soluções disruptivas essenciais à nova economia baseada na transformação digital.

Durante o evento, o visitante poderá conhecer soluções que auxiliam na produção de uma vinícola, do plantio à venda; sistemas que utilizam Analytics para identificar letras e números de placas de carros que, muitas vezes, aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de CFTV, que são de baixa resolução; demonstrações envolvendo as características e impactos da tecnologia 5G na transformação das telecomunicações, além de experiências imersivas a partir do uso de plataformas de IoT.

Um dos destaques do evento será a Anny, primeira robô humanoide, cuja principal missão é simular habilidades e conversas, assim como desempenhar funções de secretária, recepcionista e até mesmo acompanhante de idosos e pessoas com necessidades especiais (PcDs). Atualmente, a Anny está envolvida em projetos dos segmentos de saúde e atendimento em diversos países. Desenvolvido pela Realbotix em sociedade com a NextOS do Brasil e a Daxtron dos Estados Unidos, a robô pode ser personalizada de acordo com a estratégia de cada empresa. A expectativa das empresas é entregar, ao longo de 2019, cerca de 100 cabeças e bustos, que estarão presentes em hospitais, escritórios e eventos.

Para Hermano Pinto, diretor de portfólio da Informa Exhibitions e responsável pelo Futurecom, uma das tecnologias que terão mais impacto nos próximos anos será a Inteligência Artificial, que poderá antecipar os desejos dos clientes e solucionar os problemas antes que eles surjam. Com as soluções de IA é possível ampliar a eficiência operacional, otimizar custos, gerar insights de negócios e acelerar a tomada de decisões. “Esta é uma das tecnologias que compõem o ambiente de disrupção do ecossistema que demonstraremos ao longo do Futurecom”, afirma Hermano.

Saiba mais sobre as novidades que serão apresentadas pelos expositores e palestrantes:

5G Americas
Promove a quinta edição do 5G Americas Wireless Summit no dia 15 de outubro, na Arena Mauá 1, que reunirá especialistas da América Latina, Caribe e Brasil para falar sobre a tecnologia 5G, seus impactos para o mercado e sociedade. Os convites serão gratuitos para o público em geral. Para participar, o interessado deve enviar um e-mail para comunicação@5gamericas.com.br solicitando o cadastramento.

Accenture
Em seu estande, a companhia contará com protótipos e demos interativas como chatbots e soluções baseadas em inteligência artificial, além da apresentação de materiais exclusivos sobre temas direcionados ao setor. Executivos locais e globais vão participar de painéis tradicionais e premium durante a programação do evento, onde abordarão assuntos como inteligência artificial, regulamentação de rede, virtualização de infraestruturas, rede 5G e futuro da telecomunicação.

Arris
Líder mundial em entretenimento e tecnologia de comunicações, a empresa apresentará novas soluções como a HomeAssure, que possibilita aos operadores ter uma ferramenta poderosa para gerenciar equipamentos e direcionar clientes para pontos de acesso otimizados e extensões, permitindo sempre a melhor conexão banda larga. Também apresentará conversores para Android TV, que oferecem qualidade 4K HDR de imagem, acesso ao Android Marketplace e experiências de última geração para o consumidor.

Ciena
Em resposta à disrupção tecnológica que as empresas estão experimentando no ecossistema com a adoção do IoT e do 5G, a Ciena está ajudando os provedores de serviços a transformarem e dimensionarem rapidamente suas redes para se adaptarem às crescentes pressões de conectividade. Aplicativos que exigem muita largura de banda como computação em nuvem, jogos on-line e transmissão de vídeo, exigem redes que possam ajustar-se para atenderem a demandas imprevisíveis e não contar com a automação apenas para reagir. A Adaptive Network da Ciena não só posiciona melhor os provedores de serviços para acompanhar o aumento dos avanços tecnológicos e as demandas flutuantes de largura de banda, mas também para se manterem competitivas no mercado. Construída com base em três elementos fundam entais, incluindo inteligência, automação e programabilidade, uma rede adaptável permite que os provedores desenvolvam sua infraestrutura atual para alcançar melhores resultados de negócios em um mundo que em breve será dominado por bilhões de dispositivos interagindo com máquinas, usuários e nuvens.

Deloitte
A empresa participará do congresso com cinco palestras: 

Data e horário
Local
Tema
Palestrante
16/10 – 10h10 às 10h40
Arena Mauá 1
AI, robotics and automation – put the humans in the loop (IA, robótica e automação – coloque os humanos no circuito)
Jefferson Denti, sócio líder de Digital & Analytics
16/10 – 11h20 às 11h50
Arena Mauá 2
GDPR – Impactos no Brasil
Marcelos Matos de Farias, sócio de Cybersegurança
17/10 – 9h35 às 10h05
Arena Mauá 2
Blockchain in Telcos, a disruptive technology (Blockchain em telcos, uma tecnologia disruptiva)
Roberto Takao Oikawa, Senior Manager de Consultoria
17/10 – 11h10 às 13h
Auditório Brasil
Abertura do painel premium “Como e quando o 5G se tornará rentável na América Latina?”
Phil Wilson, Telecommunications, Strategy and Operations Managing Director (Deloitte US)
17/10 – 14h30 às 16h10
Auditório Landell
Abertura do painel “5G e sua ampla gama de casos de uso e modelos disruptivos
Marcia Ogawa, sócia-líder da indústria de TMT
 
Huawei
No dia 16 de outubro, o gerente executivo de vendas da Huawei, Rodolfo Fiasco, participará de um painel sobre a transformação das redes para a chegada do 5G. Miguel Pastor Faria é o convidado do painel sobre Cloud para falar de operações de negócios. Marcelo Yamamoto fala sobre a preparação das redes para um futuro próximo orientado por uma enorme carga de dados. E Ricardo Mansano participa de um painel sobre Cidades Inteligentes e como as novas tecnologias podem ser usadas como benefícios para a população. No dia 17 de outubro é a vez de Bruno Alvarenga abordar as mais recentes soluções e aplicações para a faixa 5G, que em breve fará parte do nosso mercado – e que também será discutido por Carlos Rosário em um segundo painel. Juelinton Silveira discute o ambiente regulatório e caminhos para a modernização das redes no País e Carlos Garcia discutirá a transformação das telecomunicações no Brasil e suas mudanças. Já Rubens Mendonça encerra a participação da Huawei nos painéis com suas previsões sobre viabilização e rentabilização do 5G na América Latina. Completando 20 anos de presença no mercado brasileiro, a Huawei também mostrará soluções para redes móveis, fixas, de Cloud e voltadas para Cidades Inteligentes. Recentemente, a empresa apresentou, juntamente com a Vivo, um projeto para uso da rede móvel 5G em um teste de realidade virtual e demonstração da usabilidade em novas aplicações de bai xíssima latência e altas velocidades.

IDT PABX
Levará ao evento sistemas de telefonia e PABX na nuvem providos pela IDT Brasil e Net2Phone. As soluções permitem que os usuários tenham números de telefone e ramais em suas empresas, com funcionalidades adicionais de um PABX. O serviço é disponibilizado conforme a necessidade e porte do cliente, com flexibilidade de escolha do volume de ramais.

IEEE
O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) promoverá um talk-show no dia 16 de outubro, às 11h55, na Arena Mauá 2, com os engenheiros André Gradvohl e Raul Colcher sobre formas de garantir segurança e privacidade, ameaçadas pelo avanço da tecnologia. Os membros do IEEE se concentrarão em dois temas principais: como a Internet das Coisas e as Cidades Inteligentes afetarão o cotidiano das pessoas comuns e como o acesso massivo ao Big Data ameaça a privacidade e a segurança.

IT Brasil

Uma empresa consolidada no mercado, mas com alma de startup que nasceu para servir o ecossistema de TIC. É assim que a IT Brasil marca sua participação na Futurecom 2018 e apresenta as novas soluções de Consultoria em Transformação Digital e Chatbot. A primeira tem como objetivo identificar lacunas, oportunidades e melhores caminhos para aplicações de tecnologias específicas em seus clientes e a segunda oferece um novo patamar de comunicação entre empresas e consumidores, focando na experiência do usuário.

Khomp

Especialista em equipamentos para centrais de comunicações públicas e privadas, a empresa catarinense levará o seu consagrado portfólio para a 20ª edição do Futurecom e lançará soluções organizadas em áreas de atuação: Provedores de Serviço de Internet (ISPs), Operadoras, Cenários Corporativos e IoT. Um dos destaques será o Manager One, que centraliza no core todo o fluxo de chamadas, possibilitando que o gestor tenha visibilidade e controle da operação em uma única plataforma, em tempo real.

Logicalis

A empresa recriará uma vinícola onde apresentará diversas de suas soluções de TIC que auxiliam no processo de produção do vinho. Além das soluções que acompanham a plantação, a colheita, a produção, o transporte e a venda de um produto, a empresa ilustra na vinícola como o uso da tecnologia pode melhorar a experiência do cliente. Por meio da participação em todos os processos, a Logicalis pode mostrar na prática a abrangência de seu portfólio, em especial do EUGENIO, sua plataforma de IoT. A empresa levará também soluções para o setor de saúde. Por meio de sensores e registro em Blockchain, é possível rastrear e controlar amostras clínicas, tanto durante o transporte quanto o armazenamento, garantindo qualidade e in tegridade das informações e dos produtos.

NEC

Ao comemorar 50 anos de presença no Brasil, a NEC levará soluções inspiradas no Japão, país de origem da companhia e um dos mais desenvolvidos do mundo nas questões de tecnologia e na dinâmica da sociedade. No estande da empresa estará ambientado um terminal de transportes de passageiros, que representa um espaço público com aplicações que estarão integradas por um Centro de Comando e Controle (CCC) moderno, por meio do qual as equipes de segurança conseguem monitorar todas as ações e gerar alertas pré-determinados, como a identificação de pessoas desaparecidas e procuradas. Um dos destaques será o lançamento do sistema Super Resolution, adaptado aos padrões brasileiros. Por meio do emprego de Analytics, a tecnologia consegue identificar letras e números de placas de carros que, muitas vezes, aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de CFTV. O Super Resolution é uma plataforma direcionada ao segmento de investigação criminal e tem o potencial de auxiliar – de forma efetiva – as autoridades policiais brasileiras.

Nokia

A empresa levará casos reais e experiências imersivas em agronegócio, energia, indústria 4.0, cloud e comunicações de missão crítica. A empresa quer mostrar o potencial de crescimento da América Latina em conectividade e monetização de operações e serviços.

OTRS

Companhia alemã com presença no Brasil celebra seu 15º aniversário durante o evento. O que começou como um sistema de tickets para suportar cenários clássicos de gestão de serviços de TI é, hoje, uma suíte de software utilizada mundialmente com o intuito de responder a uma ampla gama de aplicações operacionais. A OTRS possui suporte nativo a idiomas, permitindo que as organizações internacionais partilhem um único sistema.

Qualcomm

Líder global no fornecimento de chipsets para dispositivos móveis, a Qualcomm demonstrará soluções de impacto global e que são pilares para a transformação de indústrias. Em seu estande haverá simulações de uso de Internet das Coisas, casas e carros conectados, QSiP – plataforma móvel de IoT fabricada no Brasil. Um dos destaques será a apresentação de uma experiência imersiva de IoT, que dá apoio ao cultivo de uva para a produção de vinho (smart wine).

Telit

A empresa levará soluções para conectividade, com destaque para o gerenciador de dispositivos Lightweight M2M. Líder de mercado em IoT com mais de 20 anos de mercado, a Telit foi uma das pioneiras no fornecimento de produtos e serviços de IoT na América Latina. A empresa também participará do congresso com a palestra “Conectando medidores às concessionárias de energia e pessoas, formando redes inteligentes”, no dia 16 de outubro, de 16h30 às 17h.

TIM

Durante o evento, Sami Foguel, novo CEO da operadora, irá discursar pela primeira vez após assumir o cargo em 2018. No dia 17 de outubro, Sami ministrará uma palestra, a partir das 10h40, e, na parte da tarde (15h40), participará do painel dos presidentes das companhias de telecomunicações para discutir as transformações do setor. Além do CEO, a TIM será representada por diversos executivos em painéis e palestras durante os quatro dias do evento que irão abordar temas como 5G, transformação digital, inovação, IoT e suas aplicações, os 20 anos de regulamentação das telecomunicações, Inteligência Artificial, uso de Big Data, entre outros assuntos. O agronegócio, um dos pilares estratégicos da operadora, ganhará destaque durante a Futurecom. A TIM estará pr esente no estande de Agricultura Conectada, junto com a Nokia, a BR Fibra e outros fornecedores do mercado agro, para demonstrar as iniciativas das empresas em levar a digitalização de processos para uma das indústrias mais importantes do país.

Viavi

A empresa fará demonstrações de 1Gbps to home, 100G backbone, wireless 5G e de sua solução NITRO, fazendo todo o caminho de rede, que permitirá aos visitantes conhecer mais das soluções fim a fim. A Viavi contará ainda com duas palestras. No dia 16, às 14h35, o especialista Luis Couto abordará as novas medições em redes ópticas no palco Redes, além dos desafios da medição de OSNR em redes 100G Pol-Mux. No dia 17, às 14h, Everton Souza participará, também no palco Redes, sobre “Interferências em redes de telecomunicações nas redes atuais até 5G”.

WDC Networks

Em sinergia com as necessidades operacionais e financeiras do mercado de tecnologia, a WDC Networks vai destacar o modelo de IaaS (Infrastructure as a Service) para aquisição de produtos. A empresa, que completa 15 anos em 2018, participa pela primeira vez do evento e terá apoio das marcas TP Link, Grandstream, Lidera, Cambium e ECI.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114