Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 09 de outubro de 2018, 06h07

Prêmio de Mérito Latino-Americano em Informática é concedido a professora da Unicamp


Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, é a ganhadora do Prêmio de Mérito Latino-Americano em Informática 2018.

O prêmio é concedido pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Informática (CLEI) e foi entregue no dia 4 de outubro durante a 44ª Conferência Latino-Americana de Informática, realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Segundo a CLEI, Medeiros recebeu o prêmio por “sua trajetória acadêmica, suas contribuições científicas reconhecidas internacionalmente, seu envolvimento em projetos multidisciplinares e em atividades de cooperação internacional e por sua atuação no estímulo à participação de mulheres nas áreas vinculadas à tecnologia da informação”.

Medeiros é a primeira brasileira a receber o prêmio, que existe desde 2006.

“Foi uma grande honra receber esse prêmio, a principal honraria científica latino-americana para pesquisadores em computação. Fiquei muito feliz com isso, embora ‘feliz’ seja uma palavra que não retrata adequadamente a alegria que senti quando me comunicaram a notícia, há cerca de dois meses, renovada durante a premiação”, disse Medeiros à Agência Fapesp.

Medeiros, que integra a coordenação do Programa Fapesp de Pesquisa em eScience e Data Science, assumiu em julho um mandato de quatro anos como membro do conselho diretor da Association for Computing Machinery (ACM). É a primeira brasileira a assumir o posto.

“Como parte da cerimônia de premiação do CLEI, fui convidada a proferir uma palestra, na qual falei sobre open science [ciência aberta] e sobre algumas iniciativas da Fapesp na área. O tópico é relativamente novo para a comunidade latino-americana. Havia pesquisadores de mais de 10 países na plateia, sendo assim uma boa oportunidade para divulgar os esforços da Fundação nessa direção”, disse.

Medeiros explica que o CLEI é uma associação científica multinacional, da área de computação, que congrega universidades, centros de pesquisa e sociedades científicas em computação de 17 países das Américas e também da Espanha.

“Graças ao CLEI, pesquisadores brasileiros na área têm a possibilidade de vários tipos de colaboração científica e tecnológica com pesquisadores de outros países. Isso tem trazido muitos benefícios, inclusive para estudantes de pós-graduação que buscam novas oportunidades de carreira”, disse.

Ela conta que um dos eventos de destaque do CLEI é o Latin American Women in Computing Congress (LAWCC), voltado a discutir e apresentar iniciativas para atrair mulheres para a área de Tecnologia de Informação e Comunicação.

“Este ano foram comemorados 10 anos de realização do congresso e fui convidada para falar sobre minha experiência com esse tipo de iniciativa. Ao final, ganhei outro prêmio, totalmente inesperado, por ter sido uma das pessoas que impulsionaram a criação do LAWCC em 2009”, disse.

Medeiros foi chefe do Departamento de Computação da Unicamp e do Departamento de Sistemas de Informação da mesma universidade. Em 1994, criou o Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) na Unicamp, um dos primeiros laboratórios de pesquisa no Brasil dedicado a trabalhar em grandes problemas multidisciplinares centrados na gestão de dados científicos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação entre 2003 e 2007.

Sua pesquisa está voltada ao gerenciamento e análise de dados científicos, associada a desafios de aplicações reais, de grande porte – da química e biologia até planejamento urbano e ciências sociais.

Há mais de 20 anos coordena grandes projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil e no exterior. 

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114