Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 17 de outubro de 2018, 19h31

Estudantes apresentam projetos em 10ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


.

Projetos voltados para preservação ambiental, inovação tecnológica, saúde e bem-estar da sociedade, desenvolvidos por estudantes da rede pública e privada de Mato Grosso estão expostos na 10ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento faz parte da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e aberta ao público nesta terça-feira (17.10), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Entre os trabalhos expostos na mostra está o Carregador Público para Celulares, desenvolvido pelos estudantes do 3° ano H, da Escola Estadual Liceu Cuiabano. O equipamento surgiu de uma ideia dos alunos que perceberam a grande procura por fontes de energia, para recarregar baterias de dispositivos móveis e também a proibição do uso das tomadas da unidade escolar para fins pessoais.

“Pensamos em criar um poste utilizando a energia solar. No protótipo instalamos uma placa fotovoltaica de 12 volts, com uma torre de tomadas e instalamos próximo a biblioteca, onde o equipamento opera com melhor qualidade”, explicou o estudante Luan Fabricio Correia de Souza, um dos 38 alunos idealizados do projeto.

Os alunos levaram dois meses na criação e instalação do carregador, que também leva uma bateria estacionária para manter o equipamento funcionando no período noturno, atendendo todos os estudantes da escola.

Segundo a coordenadora de projetos da escola, Edenilzes Vaillant, o trabalho dos estudantes merece nota mil. “É uma grande satisfação participar da exposição com este e mais outros dois projetos. Toda a escola está feliz com o resultado alcançado pelos alunos”, ressaltou.

Já o estudante do curso de informática, da Escola Técnica de Alta Floresta, Daniel Fagundes dos Santos, criou o Sistema Automático de Irrigação, para facilitar o trabalho dos pais na plantação de laranja, limão e mexerica.

“O equipamento faz o monitoramento automático da úmida do solo, ativando o sistema de irrigação assim que necessário. Além disso, fiscaliza a possibilidade de chuva e a luminosidade e temperatura do ambiente, disponibilizando todos esses dados pela internet”, disse o jovem.

Para construir o protótipo, Daniel investiu R$150 e levou cinco meses para concluir o sistema, que já está em teste no sítio onde mora. “Estou orgulho com o resultado, porque criei um equipamento para ajudar a minha família e colaborar na preservação ambiental, ajudando a economizar água”, destacou.

Outro projeto da feira veio do município de Campo Verde. Os relatos de um amigo cadeirante que se sentia infeliz devido suas limitações, principalmente dentro de casa, motivaram o estudante Samuel Guizzo, a se reunir com outros colegas da Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, localizada na zona rural da cidade e desenvolver o Varal Utilitário.

“O varal é um mecanismo criado para ajudar cadeirantes e pessoas com nanismo nas realizações de tarefas domésticas mais comuns”, disse Guizzo.

O equipamento foi desenvolvido em 2016 e vem sendo aperfeiçoado até hoje, segundo o estudante. “Neste ano, o varal recebeu um motor elétrico, permitindo baixar a grade para estender as roupas até a altura que o cadeirante ou o anão desejar”, destacou Samuel, completando que o Varal foi recebido pelo amigo cadeirante como muita felicidade.

A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lecticia Figueiredo, explicou que a Mostra tem 53 projetos inscritos, representando 40 municípios.

“Realizar a décima edição da Mostra é uma conquista para a ciência em Mato Grosso. Todos os anos as escolas já esperam e se organizam para realizar suas feiras e projetos para concorrer e vir à Semana Nacional. Em uma época em que os investimentos estão escassos é crucial, cada vez mais, incentivar a criação de projetos, e garantir que as escolas possam trabalhar a pesquisa científica como alternativa até mesmo para as desigualdades sociais”, destaca Lectícia, que coordena a semana.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114