Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 21 de outubro de 2018, 09h51

Golpe promete créditos para celulares para comemorar 'aniversário do WhatsApp'


.

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp. Nele, cibercriminosos tentam ludibriar usuários com a promessa de créditos para o celular como parte de uma falsa comemoração de aniversário do aplicativo, mas serve apenas para coletar dados pessoais da vítima.

Descoberto pelo dfndr lab, da empresa de segurança PSafe, o golpe começa com uma mensagem sobre o aniversário do WhatsApp, e promete dar R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos. E ele não para por aí: quando o usuário clica no link que acompanha a mensagem, é levado a uma página com outro golpe, que desta vez promete cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa.

Caso a vítima continue seguindo os passos sugeridos pelo golpista, ela é levada a outros golpes, até chegar a uma página falsa que pede nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento para dar um prêmio para ela. No final das contas, os cibercriminosos conseguem coletar diversos dados diferentes da vítima.

Além disso, eles pedem para a pessoa compartilhar a promoção com outros amigos - o objetivo aqui é atingir mais pessoas e conseguir dados de mais gente.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é sempre bom seguir as seguintes recomendações: desconfie de mensagens e anúncios que prometem prêmios ou ofertas vantajosas demais, e evite clicar em links distribuídos pelas redes sociais, especialmente quando vierem de pessoas desconhecidas e pedirem compartilhamento em troca de prêmios.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114