Cuiabá | MT 16/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 02 de novembro de 2018, 12h42

Estudo à base de nanotecnologia é premiado na França


Desenvolvida no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) - sediado na Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) - uma pesquisa que usa nanocelulose modificada com material fluorescente para aplicação na área médica como contraste foi premiada em Nice, na França.

O indiano Raja Sebastian, sob a orientação do pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, conquistou o 2º lugar na categoria “Jovens Pesquisadores” – atualmente ele conduz parte do pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Aachen, na Alemanha.

A premiação ocorreu durante a apresentação do trabalho com “Carbonos nanoestruturados derivados de biomassa (C-Dots) para imageamento multicolorido”, na 4ª Conferência Internacional sobre Química e Materiais Bioinspirados e de Base Biológica, realizada entre 14 e 17 de outubro.

Além do uso de recursos naturais na composição do contraste - substância que auxilia o diagnóstico de alguns tipos de exame, o novo material apresenta toxidade reduzida, rapidez na ação e alta definição das imagens formadas, que vão auxiliar o médico no diagnóstico do paciente.

Mattoso explica que os C-Dots são uma nova classe de nanopartículas de carbono que abrangem morfologia discreta, com tamanho abaixo de 10 nanômetros e que oferecem muitas características interessantes, solubilidade, inércia química, emissão de fluorescência sintonizável e excitação e modificação superficial fácil.

“Essas características, aliadas a biocompatibilidade, excelente seletividade e baixa toxicidade, tornam os C-Dots, derivados de recursos naturais, candidatos promissores para a entrega de drogas, bioimagem e biossensores”, diz.

Sobre o prêmio, Mattoso avalia que “é muito gratificante ver o nosso trabalho receber destaque num evento de repercussão internacional, demonstrando não só a importância das pesquisas em nanotecnologia desenvolvidos na Embrapa Instrumentação, como a força das conexões que a Unidade vem realizando nos diferentes países e continentes. O Raja é um exemplo e em breve retornará para concluir seu pós-doutorado”, finaliza.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114