Cuiabá | MT 24/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 28 de novembro de 2018, 12h58

Portais de notícias são a fonte mais confiável na web para 66% dos internautas do Brasil


Em meio à avalanche de desinformação nas redes sociais, principalmente no período eleitoral deste ano, a maioria dos brasileiros (66%) que fazem uso da web para se informar classificam os portais de notícias como as fontes mais confiáveis de informação, segundo recente pesquisa do IBOPE Conecta. O estudo revela que, em contrapartida, somente 5% confiam nas informações do Facebook. O WhatsApp, aplicativo de mensagens da maior rede social do mundo, tem a confiança de apenas 4% dos entrevistados.

A pesquisa, realizada de 18 a 22 de outubro de 2018, com 2 mil internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil, indica que 90% dos usuários de internet do Brasil afirmam já ter recebido desinformação. Destes, 76% tinham conteúdo com informações enganosas e falsas, 57% eram notícias antigas utilizadas como se fossem recentes, 45% continham conteúdo manipulado, 37% tinham um título que não condizia com o restante do conteúdo e outras 37% eram 100% falsas.

A maior parte das falsidades foi lida no Facebook (80%) e no WhatsApp (75%). Há também uma parcela que foi contada pessoalmente (23%) ou vista em outras redes sociais como Instagram (18%), YouTube (15%) e Twitter (8%). Para se prevenirem de enganos, aponta o estudo, 47% dos entrevistados afirmaram sempre checar a veracidade de todas as notícias que leem ou recebem e 42% afirmam que às vezes fazem isso, enquanto 11% declaram fazer isso nunca ou quase nunca.

Na hora de confirmar se a informação vista na internet é verdadeira ou falsa, 58% verificam a fonte/site da notícia, 45% leem a reportagem completa para não ter dúvida sobre o assunto, 42% buscam outras fontes para validar a notícia, 30% conferem a data da publicação e 18% pesquisam sobre a fonte.

 ANJ




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114