Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 08 de outubro de 2010, 07h29
Conhecimento

'Senai Casa Aberta' desperta jovens de MT para profissões industriais


Aproximadamente 2.000 jovens visitaram na quarta-feira (6) as três unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) que participaram da iniciativa nacional ‘Senai Casa Aberta’. Foi um dia inteiro de atividades voltadas a estudantes de Ensino Médio e Fundamental, com o objetivo de promover conhecimento sobre formação profissional e carreiras industriais. Entre eles, estava Jaqueline Maria da Costa, 17 anos, aluna do colégio público José Mesquita, de Cuiabá. A jovem nunca havia entrado em uma unidade do Senai. ‘Adorei. Aprendi coisas que não sabia, agora sei sobre cursos que só conhecia pelo nome e não tinha ideia do que era. Fiquei impressionada com os laboratórios de costura e o gráfico, que imprimiu o mapa de atuação do Senai na hora da visita’.

Assim como Jaqueline, o projeto ‘Senai Casa Aberta’ também influenciou José Wellington da Costa, 17, também estudante da Escola Estadual de Ensino Médio José Mesquita. ‘Ganhei conhecimento’. Os dois, junto com Camila Auxiliadora de Arruda, 18, ficaram empolgados com as instalações físicas e os cursos oferecidos pelo Senai-MT, e agora pretendem fazer alguma qualificação. ‘Quero começar por um curso na área de gestão’, diz Camila.

De acordo com a coordenadora da Unidade Estratégica de Relações com o Mercado do Senai-MT (Uerem), Elena Paiva, o ‘Senai Casa Aberta’ atingiu todos os objetivos, principalmente o de estreitar o relacionamento do Senai com a comunidade, passar orientações sobre profissões industriais e oportunidades no mercado de trabalho, além de divulgar as ações e projetos da instituição. ‘Foi um sucesso. Alcançamos o público estimado, mobilizando 15 escolas de ensino médio e a Universidade Federal de Mato Grosso. Mérito do Senai e agradecimentos especiais aos mais de 100 colaboradores que trabalharam diretamente nesse grande evento. Para nós, o sentimento é de superação’, comenta Elena.

Durante a visitação, as atrações que mais cativaram os visitantes foram a Oficina de Libras e a Mostra Tecnológica nas áreas de robótica, mecânica, mecatrônica, automação, vestuário, alimentos, segurança do trabalho, tecnologia da informação, gestão, construção e outras. A estudante Kayane Rodrigues, 15, da Escola Salin Nadaf, de Várzea Grande, conta que ficou impressionada com a apresentação de robótica. Ela está cursando o segundo ano do Ensino Médio e ainda não decidiu que carreira seguir. ‘Não sabia nem que existia alguns cursos profissionalizantes no Senai, como o de Robótica, e fiquei muito interessada em buscar na conhecimento sobre isso’.

Já com mais ideia sobre o que estudar, Jéssica Ribeiro, 16, quer investir na área de tecnologia da informação. ‘Já fiz o básico de informática, mas quero me aperfeiçoar, pois gosto do tema e vejo perspectiva de crescimento. O evento ajudou muito, pois me trouxe conhecimento sobre diferentes profissões tecnológicas e também sobre o curso de Desenvolvimento de Sistemas de Informação’. Para Diego Fogaça, 18, que sonha em ser engenheiro eletricista, participar do ‘Senai Casa Aberta’ foi uma chance de adquirir mais conhecimento sobre eletricidade. ‘Eu sempre passava em frente ao Senai, mas nunca havia entrado. Tinha curiosidade, mas não a oportunidade. Gostei do laboratório de eletroeletrônica e isso reforçou em mim a vontade de estudar no Senai’.

O ‘Senai Casa Aberta’ é um projeto de abrangência nacional, que ocorre simultaneamente em todos os estados do país, desde o dia 05 de outubro. A programação termina esta noite (07/10) e, em Mato Grosso, será encerrada com entrega de certificados para alunos do projeto Informática Teen. Esta é a segunda edição do evento no Estado e ocorre nas unidades Escola Senai da Construção, Senai-Cuiabá e Senai-Várzea Grande. Além da Mostra Tecnológica e Oficina de Libras, a programação contou com palestras sobre profissões industriais e inclusão social, balcão de informações sobre cursos de educação a distância, visitas guiadas (apresentação das instalações físicas, métodos de ensino e opções de cursos), aulas práticas de Informática, exposição de unidades móveis e kits didáticos do Senai Itinerante, balcão sobre a Olimpíada do Conhecimento e distribuição de mudas de árvores nativas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114