Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 03 de agosto de 2021, 18h24

Projeto de extensão de apoio a refugiados: FGV finaliza segunda edição da iniciativa



Projeto de extensão de apoio a refugiados: FGV finaliza segunda edição da iniciativa
A Fundação Getulio Vargas finalizou a segunda edição do Projeto de Extensão de Apoio a Refugiados (PEAR). A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) com a Coordenação Geral do Comitê Nacional para o Refugiado (CG-CONARE), órgão ligado ao Ministério da Justiça e responsável pela análise de elegibilidade dos solicitantes do reconhecimento da condição de refúgio no Brasil.

No primeiro semestre de 2021, o projeto contou com 15 estudantes de graduação de Relações internacionais e de Direito, que tiveram experiências práticas na análise dos processos de refúgio no Brasil. As atividades incluíram a transcrição de entrevistas de solicitantes de refúgio, pesquisas para estudos de país de origem e capacitações com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da CG-CONARE.

Para Carolina Moehlecke, coordenadora do PEAR pela FGV RI, a experiência proporciona aos estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas que contribuem com uma formação acadêmica mais completa e conectada com os problemas da sociedade.

“Conhecer a realidade do refúgio no Brasil e poder contribuir com o trabalho dos atores engajados com esta questão é uma experiência única e muito valorizada pelos alunos”, destaca a professora.

Já Cassia Nakano Hirai, coordenadora do projeto pela FGV Direito SP, destaca que cabe às escolas proporcionar aos seus estudantes vivências que estimulem uma atuação mais conectada e engajada à sociedade, referindo-se à Resolução CNE/CES 7/2018, que institui as diretrizes curriculares de extensão no ensino superior brasileiro.

“O PEAR se fortalece justamente no momento em que as oportunidades de extensão ganham mais espaço e relevância nos currículos dos cursos”, completa.

Para mais informações sobre os cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais acesse o site.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114