Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 04 de agosto de 2021, 23h59

Surto provocado pela Delta gera reflexões sobre possíveis novas variantes



A assustadora capacidade de transmissão da chamada variante Delta – várias vezes superior à cepa original do coronavírus – deu sobrevida à pandemia em lugares que indicavam queda nos índices de contaminação. O fato sinaliza que a mutação pode se tornar dominante em todo o mundo, como já tem sido em alguns locais, e desperta a preocupação de especialistas. Eles acreditam que a ameaça se dê principalmente pela baixa cobertura vacinal em países emergentes, como o Brasil. Desse modo, a desigualdade de acesso aos imunizantes pode gerar, muito em breve, a necessidade de denominar uma nova variante.

“O que virá depois da Delta? Teremos novas ondas, de morbimortalidade reduzida? Ou será como na Gripe Espanhola, que atingiu todo o planeta no início do século XX, em que a segunda onda foi mais letal do que primeira?”. Estes são alguns dos questionamentos da pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e doutora pela UNIFESP, para o jornal O Globo. Ela demonstra angústia ao refletir sobre as incertezas do já longo período pandêmico, que pode se estender por ainda mais tempo em razão das novas variantes.

Mão de luva azul segurando um frasco de vidro da vacina da Pfizer contra a Covid-19
Cientistas alertam que a carência de imunização em massa é o principal motivo para o aumento das infecções por variantes, especialmente a Delta. Caso a vacinação não avance, uma nova variante ainda mais perigosa pode surgir. Imagem: Seda Yalova/Shutterstock
Dentre as variações do Sars-Cov-2 original, a cepa descoberta em Wuhan, quatro são consideradas preocupantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS) atualmente. Para descomplicar os nomes científicos, bem como visando não estigmatizar a sua origem, o órgão nomeou as variantes através de letras gregas: Alfa, Beta, Gama e Delta.

Essas mutações ocorrem, segundo Dalcolmo, devido a própria natureza dos vírus. Estes são negados como seres vivos por muitos cientistas, uma vez que não possuem capacidade metabólica e precisam invadir a célula de um hospedeiro para ganhar energia e se reproduzir. Acontece que, ao entrar em contato com tecidos vivos, esses microrganismos que a primeira vista parecem insignificantes – são centenas de vezes menores do que as bactérias – encontram um ambiente propício para a reprodução e transformação dos seus quase 900 genes.

Dessa maneira, as variações surgem para aperfeiçoar características predominantes na intenção de que os vírus se adaptem ao meio e consigam sobreviver. Assim, a cada variante, novas características são acrescentadas aos vírus, tornando-os possivelmente mais perigosos.

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114