Cuiabá | MT 25/10/2021
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 11 de setembro de 2021, 06h29

Tecnologias poupa-terra é tema do Conexão Ciência


.

 “Somente com ciência é possível produzir com sustentabilidade”. Essa foi uma das primeiras afirmações do diretor de P&D Guy de Capdeville feita durante o programa Conexão Ciência. O diretor enfatizou o quanto a tecnologia é importante e fez diferença ao longo de décadas para a agropecuária brasileira chegar ao patamar atual de aumentar a produtividade sem expandir a área plantada.

Exemplo disso, segundo Capdeville, é a soja, que teve suas áreas preservadas em 73 milhões de hectares. “Sem o uso dessas tecnologias, a área plantada de soja seria 200% maior”, comentou. O diretor citou outros exemplos como o cultivo do algodão e a produção de frutas que obtiveram excelentes resultados com a adoção de tecnologias poupa-terra. Além disso, destacou a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta como uma importante tecnologia para se ter o efeito de aumentar a produtividade por área.

“A grande vantagem do efeito poupa-terra é a possibilidade de crescimento vertical e não horizontal, ou seja, ocupando mais terra. Se considerarmos desde a década de 70 até agora, esse efeito foi incrível, pois reduzimos em quase três milhões de hectares para se ter o mesmo volume de produção que tínhamos na década de 70 em quatro milhões de hectares”, explicou.

Capdeville ressaltou ainda que todos esses benefícios resultam também em sustentabilidade ambiental, já que a adoção dessas tecnologias permite a redução da expansão em área, do desmatamento e do uso de defensivos agrícolas.

Todas essas informações sobre o que são as tecnologias poupa-terra e os benefícios que elas proporcionaram para agropecuária brasileira estão reunidas em uma publicação editada pelo diretor e pelo seu assessor Samuel Telhado. Segundo Capdeville, o livro apresenta dados de grande valor, “já que foram obtidos ao longo de décadas, o que mostra robustez aos resultados divulgados.”




Busca



Enquete

Quem é o mais culpado pela não conclusão do VLT em Cuiabá?

Mauro Mendes quando prefeito de Cuiabá 2013/2017?
Emanuel Pinheiro quando deputado estadual 2010/2014?
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114