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Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 09 de dezembro de 2010, 19h55

Estudantes do EMIEP de Colíder reinventam tecnologias


Dois projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante (EMIEP), da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, da cidade de Colider, evidenciam o empenho da turma do 2º ano da unidade e a capacidade criativa dos estudantes. Um dos projetos ‘transformou’ um computador (refrigerado com óleo mineral) em um aquário. A máquina desenvolveu atividades normalmente e despertou grande interesse durante socialização dos trabalhos em Feira de Tecnologia, realizada ontem (08/12).
Dois projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante (EMIEP), da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, da cidade de Colider, evidenciam o empenho da turma do 2º ano da unidade e a capacidade criativa dos estudantes. Um dos projetos ‘transformou’ um computador (refrigerado com óleo mineral) em um aquário. A máquina desenvolveu atividades normalmente e despertou grande interesse durante socialização dos trabalhos em Feira de Tecnologia, realizada ontem (08/12).

 

As peças do computador foram dispostas em uma parte do gabinete de vidro, imersas em óleo mineral que é um isolante término natural empregado em alguns transformadores de energia. Em outra parte do gabinete (separada com vidro) foram inseridos os peixes ornamentais em água. Para quem desconhecia os ‘segredos’ da experiência a ilusão criada era a de que os animais mergulhavam junto com as peças da máquina.

Em outra bem sucedida experiência, os alunos alteraram a linguagem de programação usada em carrinhos de controle de remoto e por meio de um teclado direcionaram os movimentos do brinquedo. Essa atividade foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que trabalha projetos na área de robótica. Dois estudantes do EMIEP participam das atividades na universidade pois apresentaram excelente desempenho e freqüência escolar.

A professora Fabiane Capelari Reis (que ministra aulas de introdução a informática, sistemas operacionais, rede e algoritismos) explica que foram necessários meses de estudo para o desenvolvimento e finalização dos projetos. Para o aquário foram 4 meses e para o projeto de robótica 6 meses. Trabalharam na orientação das pesquisas os professores Marcos Vinicius Jacovazi, Edgar Filho, o técnico em informática Itamar Bazan. O apoio logístico foi fomentado pela direção da escola e também teve o apoio da técnica educacional Fernanda Alves da Silva.

Para a professora Fabiane, o desenvolvimento dos projetos é uma importante ferramenta para o aprendizado. "O interesse pelas disciplinas técnicas aumenta. Passam a valorizar ainda mais o conhecimento”. Ela explica ainda que outros trabalhos foram desenvolvidos para a feira, no entanto, vários deles foram apresentados em salas de aula no decorrer do ano letivo.

O EMIEP é voltado para área de técnico em informática e será concluído em quatro anos. O curso possui cerca de 180 estudantes matriculados. A unidade escolar, que atende exclusivamente ao Ensino Médio, possui no total cerca de 1,1 mil alunos matriculados. Segundo Fabiane, o índice de evasão escolar é mínimo pois o curso é bastante interativo. Pondera, entretanto, que as exigências são grandes e servem com um preparatório para o mercado de trabalho.

Alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular visitaram a Feira de Tecnologia, assim como representantes da Câmara Municipal e Assessoria Pedagógica.
Atendimento e Histórico.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante em Mato Grosso atende cerca de seis mil estudantes em 54 escolas e oferece cursos técnicos nas áreas de informática, administração, vendas, comércio, logística, secretariado, agroecologia, meio ambiente, agroindústria, em serviço de restaurante e bar.

Em Mato Grosso o EMIEP foi implantado no ano de 2007 pelo Governo do Estado e conta com recursos também do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.



15/02/11, 14:51
anonimo disse:

não tem nenhuma foto? Nota da Redação: Estamos solicitando da direção do evento e, caso nos enviem, postaremos em seguida.


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