Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 10 de outubro de 2021, 07h22

Dimensity 2000: vazam especificações do próximo processador da Mediatek


Apesar de ter destronado recentemente a toda-poderosa Qualcomm em volume de vendas de processadores para smartphones, a taiwanesa Mediatek nunca conseguiu superar a concorrente em um segmento: desempenho em processadores para aparelhos topo de linha, onde a norte-americana “nada de braçadas” com o Snapdragon 888. Mas isso pode estar prestes a mudar.

O informante Digital Chat Station, que já divulgou anteriormente informações sobre produtos de várias empresas, publicou na rede social chinesa Weibo informações sobre o Dimensity 2000, próximo carro-chefe dos processadores da Mediatek.

Produzido em um processo de 4 nanômetros pela também taiwanesa TSMC, o chip seria composto por um núcleo ARM Cortex-X2 rodando a 3 GHz, três núcleos Cortex-A710 para tarefas que exigem recursos de processamento “medianos” e quatro núcleos Cortex-A510 para tarefas de baixo consumo de energia.

Se a informação estiver correta, esta será a primeira vez que a Mediatek usará um núcleo Cortex-X em um de seus processadores. Concorrentes como o Exynos 2100 da Samsung e Snapdragon 888 da Qualcomm usam um Cortex-X1.

O processador gráfico também receberá um belo upgrade: será uma GPU ARM Mali G710-MC10. Segundo a ARM, em comparação à atual Mali G78 a nova GPU tem ganho de 20% em desempenho e eficiência e até 35% em tarefas de inteligência artificial relacionadas a aprendizado de máquina (ML, Machine Learning).

O atual carro-chefe da Mediatek, o Dimensity 1200, usa uma GPU ainda mais antiga, a Mali G77. Portanto, o salto de desempenho entre um chip e outro deve ser ainda maior. Algo importante em um momento em que os smartphones para gamers estão se tornando cada vez mais populares.

A expectativa é que o Dimensity 2000 seja anunciado pela Mediatek no quarto trimestre de 2021. Se isso se confirmar, os primeiros smartphones equipados com o chip só devem chegar ao mercado no início de 2022.

Foto: Mediatek

Olhar Digital 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114