Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 30 de novembro de 2021, 13h42

Conselho Estadual de Cultura prorroga inscrições para eleição de novos membros


.

O processo eleitoral inclui também a seleção dos eleitores que vão participar da votação

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) prorrogou para até 02 de janeiro de 2022 as inscrições de candidatos a novos membros do órgão. São 14 vagas para titulares e 14 para suplentes, abertas para o período de 2022 a 2026. O processo eleitoral inclui também a seleção dos eleitores que vão participar da votação.

Para a participar, tanto como candidato quanto eleitor, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, comprovar efetiva contribuição na área cultural e ser residente em Mato Grosso. Todo processo eleitoral será feito online, desde as inscrições até a votação dos novos conselheiros.

O acesso para os formulários poderão ser acessados no Regimento Eleitoral, disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também descreve todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura (10.362) e do Conselho Estadual de Cultura (10.378).

Cada pessoa terá direito a dois votos, um para segmento cultural e outro para território. Vale ressaltar que, tanto o eleitor quanto o candidato a conselheiro, só poderá votar e/ou pleitear a vaga relacionada à sua área artística de atuação (artes cênicas, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música, patrimônio histórico e cultural, rede de Pontos de Cultura) ou no território onde reside (Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia). Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do Regimento Eleitoral.

O período de votação será de 08 de fevereiro a 02 de março de 2022, com divulgação do resultado final em 11 de março do ano que vem.

 

O Conselho

Regulamentado pela Lei 10.378/2016, o Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado vinculado à Secel. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da política pública cultural em Mato Grosso, o CEC tem competência deliberativa, normativa, consultiva e de fiscalização.

Ao todo, é composto por 28 membros e suplentes que representam os segmentos culturais, os territórios mato-grossenses e o Poder Público. Os representantes do Poder Público são indicados por órgãos estaduais e organizações de classe, previstos na Lei 10.378. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114