Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 02 de dezembro de 2021, 08h12

Comunicação inclusiva: servidores do Judiciário são capacitados em Linguagem Cidadã


O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Escola dos Servidores, realizou o Webinar “Linguagem Cidadã” para o público interno, na manhã desta quarta-feira (1º de dezembro). O objetivo é mostrar a importância da comunicação inclusiva e objetiva para as informações públicas. A capacitação tem foco também de simplificar e humanizar a linguagem para melhor compreensão da população.

A diretora-geral do Tribunal de Justiça, Randis Meyre, explica que o webinar atende a uma das metas da atual gestão e também a Resolução N. 376/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu o emprego da flexão de gênero nas comunicações oficiais do Poder Judiciário.

“A partir dessa Resolução adotamos no tribunal a prática da clareza e simplicidade na elaboração de documentos. Os ofícios e portarias ficam mais fáceis de serem entendidos, promovendo a inclusão um dos pilares desta administração, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas”.

A palestrante foi a servidora do Tribunal de Justiça Eleitoral do Paraná, jornalista Melissa Diniz Medroni, que trabalhou na Cartilha Linguagem Cidadã, do Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR), lançada em abril deste ano. Ela explica que existe um movimento mundial da linguagem simples que chegou ao Brasil nos últimos anos que fala da preocupação de traduzir o conteúdo jurídico, no caso do Judiciário, para a população que não tem conhecimento dessa linguagem.

“A linguagem simples, cidadã, é uma forma de comunicação usada para transmitir a informação de forma mais objetiva e inclusiva. Por conta da resolução da Resolução 376/2021 do CNJ buscou-se também falar da inclusão e não só de simplificar a linguagem, mas ter uma preocupação quando fizer referência aos grupos minorizados. Utilizar uma forma de tratamento que demonstre essa sensibilidade e empatia com o cidadão. Isso mostra que estamos prestando atenção na pessoa com quem falamos.”

Melissa Medroni fala da importância da sensibilização da comunicação institucional dos órgãos. “Servidores, servidoras, magistrados, magistradas precisam se conscientizar que também são comunicadores e representam a instituição quando emitem despachos ou pareceres.”

De acordo com a jornalista é preciso saber se comunicar para que todas as pessoas entendam e assim garantir acesso aos seus direitos e pra que saibam quais são suas obrigações. Além disso, a comunicação clara dá transparência para as ações da instituição, por exemplo.

A agente da infância e juventude da Comarca de Diamantino, Elisangela Capeleto, participou da capacitação. Ela também exerce a função de gestora da Justiça Comunitária local, que atua nos bairros, próximo ao cidadão. Com a capacitação ela disse que vai adquirir mais conhecimento.

“Falam muito nessa linguagem simples, uma nova forma de abordagem para estarmos mais perto do cidadão. No interior sinto que o Judiciário tem papel muito importante com a população. Então acredito que se tivermos uma linguagem acessível será muito melhor.”

Salete de Cássia Capelari, servidora da Terceira Vara Criminal da Comarca de Porto Alegre do Norte, falou sobre a melhoria no atendimento para aqueles procuram os serviços oferecidos pela Justiça. “Procuramos sempre aperfeiçoar nosso trabalho. Estamos acostumados com a linguagem jurídica e não percebemos que a pessoa que está na nossa frente pode não entender. Temos que tentar ser mais acessíveis”, disse.

Clemair Felippe é oficial de justiça na Comarca de Barra do Bugres. Ela tem contato direto com as pessoas que são partes em processos no Judiciário e disse o curso vai auxiliar muito. “Vamos até a casa das pessoas e temos que transmitir a mensagem do Judiciário para que elas entendam o que está escrito no papel. Se nos qualificamos o atendimento fica cada vez melhor, mais acessível.” 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114