Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 28 de dezembro de 2021, 15h31

Veja quem são as 18 pessoas mais importantes da tecnologia no Brasil em 2021


A| NexxtPr listou 18 líderes responsáveis pelo grande desenvolvimento da área de tecnologia no Brasil neste ano

.

A integração do cotidiano da sociedade à tecnologia é uma realidade. No mundo virtual concentramos nossa maior parte do tempo em redes sociais e aplicativos que facilitam a comunicação, otimizam tempo e proporcionam facilidades como conquistar um novo trabalho, aprender coisas novas como um novo idioma ou outras habilidades, comprar itens de qualquer parte do mundo e até mesmo a conquista de uma graduação em cursos como Administração, Contabilidade, Jornalismo, Pedagogia e diversos outros.

Nos últimos anos cada vez mais usuários brasileiros utilizam aplicativos para mobilidade urbana, supermercado, pet shop, farmácia, televisão, plano de saúde, finanças, hospedagem e diversas outras funções.

A implantação do Pix no Brasil no final de 2020 foi uma constatação do novo momento da sociedade em relação ao acesso à tecnologia. De acordo com publicação da Revista InfoMoney em Novembro de 2021, o novo meio de pagamentos eletrônicos criado pelo Banco Central foi adotado por 65% da população e atingiu 105,2 milhões de pessoas físicas que utilizam o recurso. No total são 348 milhões de chaves ativas e mais de 7 bilhões de reais em transações já realizadas.

Outros dados que apontam um envolvimento maior da sociedade brasileira com a tecnologia é uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante. O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada. Do total, 53% são celulares (242 milhões). Outros 47% são computadores - notebooks, desktops e tablets (198 milhões). Estes números fazem do Brasil um dos cinco países mais conectados do mundo.

As redes sociais também nunca apostaram tanto no Brasil. O time do Facebook, que agora se chama Meta, é liderado no Brasil pelo executivo Conrado Leister, que comanda também o Whatsapp e Instagram. O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos do Instagram no mundo e uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whatsapp.

Instagram, Facebook, Whatsapp, Google, Uber e Twitter já são velhas e ainda muito potentes vertentes do mundo virtual, mas nos últimos anos, milhares de outros aplicativos e soluções passaram a ser aderidas. A pandemia potencializou os aplicativos de entregas instantâneas, reforçou os e-commerces e também a prestação de serviços virtuais, incluindo a liberação de consultas médicas virtuais pelo Conselho Nacional de Medicina, que deu força aos aplicativos de saúde e a evolução dos velhos planos.

O mundo empresarial também ganhou muito com este avanço. A inteligência virtual tornou-se aliada de diversos tipos de negócios que se adaptaram às novas modalidades de atendimento, comércio, serviços e etc. Empresas de diversos portes recorreram a plataformas como Canva e ManyContent, que se tornaram grandes aliadas de comércios, prestadores de serviços e até mesmo indústrias. O app australiano Canva fornece uma plataforma de fácil edição, até mesmo para amadores, fazerem itens de identidade visuais como postagens de redes sociais, apresentações e até logotipos, enquanto a plataforma brasileira Many Content cria conteúdos utilizando a inteligência virtual para garantir um alto poder de engajamento de acordo com os interesses pré-definidos pelos usuários.

Mas com toda a ascensão dos aplicativos e plataformas, quem são as personalidades por trás do crescimento do setor da tecnologia, programação e aplicativos? Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil na área da tecnologia, veja:

.


Guilherme Ribenboim - CEO Twitter Brasil

Guilherme é um executivo de carreira formado em Economia e com grande experiência na tecnologia. Chegou a ser vice-presidente do Yahoo na América Latina, onde trabalhou por 12 anos e saiu para integrar a equipe do site de compras coletivas ClickOn como CEO, mas deixou o cargo um ano depois para integrar o time do Twitter onde se mantém até hoje e atingiu o maior cargo, sendo um dos grandes responsáveis pela estabilidade da rede social no Brasil.

Conrado Leister - Diretor Facebook

Conrado é formado em Engenharia Elétrica. Antes de se juntar ao Facebook ele era presidente regional de uma grande empresa de análise e software, a Sas. Deixou o cargo para integrar a equipe do Facebook Book e hoje é diretor geral no país.

Gabriela Comazzetto - Head de Soluções Globais do Tiktok

Gabriela tem mais de 22 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade, vendas e tecnologia. Antes de ser contratada como Head de Global Business Solutions no Brasil pelo TikTok ela havia ocupado o cargo de diretora de negócios do Facebook, onde foi responsável pelas indústria de Varejo, e-commerce e viagens. Ela também passou pela Microsoft e Ambev.

Fábio Coelho - Diretor do Google Brasil

Fábio é engenheiro civil por formação e executivo por uma brilhante carreira com passagens de destaque pelo Citibank, BCP e portal IG, como presidente. Em 2011 assumiu como presidente do Google Brasil e a partir daí passou a ser figura frequente na Forbes Brasil como um dos dez melhores presidentes de empresas do país. Atualmente, além de ser presidente do Google Brasil, Fábio Coelho é também vice-presidente da Google Inc. e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O CDES é composto por dezenas de integrantes que assessoram a presidência da República.

Erick Bretas - Diretor Globoplay

Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015, mas se afastou por alguns anos e retornou no ano passado. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo.

Neste ano o Globoplay cresceu cerca de 68% e já é o aplicativo de streaming com o maior número de usuários no país e a expectativa é de 1 bilhão de reais em faturamento no próximo ano.

Fabrício Bloisi - Ceo Ifood

Desde os 14 anos, Fabrício já desenvolvia softwares. Em 1988, em Campinas, com uma sala e dois funcionários ele fundou a empresa Movile, com o plano de ser uma empresa global. Atualmente com atuação em mais de cem países, a empresa é dona de marcas como Ifood e sympla, com faturamento de cerca de 2 bilhões de reais ao ano.

Daniel Mazini - Ceo Amazon Brasil

Daniel Mazini chegou à Amazon pela primeira vez em 2009, chegou a atuar no Reino Unido e em Seattle nos Estados Unidos, mas saiu para ocupar cargos na Accenture, Vodafone e recentemente o Neon, mas retornou à Amazon em 2021. Seu retorno é bem visto pela comunidade empresarial e as expectativas são altíssimas para sua gestão.

Stelleo Tolda - Ceo Mercado Livre

Em 1999, Stelleo Tolda fundou o Mercado Livre ao lado de Marcos Galperín e desde então trabalha como CEO. Em 2021, a empresa cresceu 102% e atingiu quase 2 bilhões de dólares em faturamento.

Jonathas Freitas - Empreendedor e Investidor Anjo

Jonathas Freitas é o fundador da ManyContent, BlitzPay, TouroClass e diversas outras startups. Empreendedor serial, também atua como investidor anjo em 2 fundos, o seu pessoal BigDream, e possui uma participação na DreamMaker, fundos que combinados têm aproximadamente 50 startups no portfólio, auditadas e avaliadas em USD 100.000.000,00 (cem milhões de dólares). Suas startups, já ultrapassaram a marca de milhões de usuários. Foi vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro como empreendedor do ano em 2017 e em 2021 ganhou pela segunda vez o prêmio Digital Awards.

Elisabetta Zenatti - Vice presidente de conteúdo da Netflix para o Brasil

Italiana de nascença, Elisabetta Zenatti vive no Brasil desde 1998 e teve passagens pela Sony, SBT e BAND. Foi cabeça de projetos de sucesso como Floribela e Rouge, mas a maior parte de seu trabalho está fora dos holofotes e ela é tida como uma potente mente estratégica para negócios que engajam e envolvem o público. As expectativas de sua gestão na Netflix é de que ela crie um envolvimento ainda maior com os usuários através de uma maior identificação com produtos, inclusive a produção de novelas.

David Vélez - Ceo do Nubank

Fundado em 2013, o Nubank se tornou em 2021 o banco mais valioso da América Latina e abriu seu capital na Bolsa de Nova York. Em poucos anos, David construiu um patrimônio avaliado em 5,2 bilhões de dólares, o que lhe coloca na seleta lista de bilionários brasileiros. Ao lado de uma equipe muito competente e co-fundadores, ele é um dos responsáveis por posicionar uma fintech brasileira entre uma das principais do mundo e que deve crescer internacionalmente.

Tijana Jankovic - Presidente do Rappi no Brasil

Com passagens pelo Google e Uber, Tiajana é nascida na Sérvia mas sua carreira é no Brasil há oito anos. Ela assume a empresa em momento de expansão e investiu em novas ferramentas como Turbi, que tem feito sucesso. Em 2022 o Rappi Bank deve crescer, outra vertente poderosa para o qual Tijana já deixou claro ter grandes planos.

Marcelo Kalim - CEO C6 bank

Marcelo Kalim é uma figura conhecida no mercado financeiro nacional, mesmo quase não tendo sua imagem vinculada em grandes veículos de imprensa. Isso porque o executivo tem perfil discreto, evitando conceder entrevistas e ser fotografado. O empresário atuou por anos no BTG Pactual, um dos bancos de investimento mais conhecidos do Brasil. Ele é um dos principais fundadores do C6 Bank e atua como CEO desde então, sendo considerado pelo mercado como um gestor com resultados ‘’acima da média’’.

Silvia Penna - Diretora Geral Uber Brasil

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a executiva faz parte do time da Uber desde 2016, atuando como gerente de operações regional. Antes, teve passagens por companhias de engenharia como OR e MRV, além de ter atuado como consultora na Gradus Consultoria e Gestão. Desde o início de 2021 ela ocupava o cargo de chefia de forma interina e foi oficializada em Novembro.

Arthur Fitzgibbon - Presidente One RPM

Arthur tem mais de 25 anos dedicados ao mercado brasileiro da música, com passagens por Universal Music, Polygram, Abril Music, EMI Music e Kuarup. Foi empresário de artistas, produtor executivo de mais de 300 discos, radialista, professor de marketing e comunicação, e hoje tem o foco dedicado ao desenvolvimento integrado ao mercado da música digital. É um dos fundadores da ONE RPM e presidente na empresa que se tornou uma das maiores distribuidoras de conteúdo audiovisual do mundo.

Maria Claudia Martins - CEO Grupo Imediatta

Psicóloga e MBA em Gestão de pessoas, Maria Claudia Martins é uma importante personalidade na ressignificação do mercado de recrutamento de pessoas para empresas e indústrias no Brasil, além de ser responsável por estruturar centenas de empresas a se adaptarem a modalidade de trabalho a distância devido a pandemia de coronavírus que se iniciou em 2020. Ela é a CEO à frente do grupo Imediatta, empresa líder no mercado nacional. Ela é vista pelo mercado como um especialista em produtividade e liderança, sendo a cabeça de uma equipe de confiança dos principais líderes de empresas e indústrias no Brasil.

Frederico Trajano - CEO Magazine Luiza

Frederico Trajano é a terceira geração da família Trajano à frente do Magazine Luiza. Em 2017 ele foi eleito como um dos melhores CEOs de empresas no Brasil pela Revista Forbes e repetiu o título por anos consecutivos. Desde então o Magazine Luiza reforçou sua atuação no Brasil, dobrou suas operações na internet e se tornou uma das empresas com maior valorização no mundo.

Anna Saicali - Ceo da IF, área de inovações da Americanas

Anna Saicali é CEO da IF - Inovação e Futuro, plataforma de inovação da Americanas S.A., e fundadora e CEO da fintech da companhia, a Ame Digital. Na companhia há 24 anos, já foi fundadora, CEO e depois presidente do conselho de administração da B2W Digital. Ela é responsável pela integração das lojas e o mercado digital e o marketing agressivo da loja virtual da empresa, principalmente nos reality shows.

Marco Fernandes / Agência NEXXT Pr & Conteúdo

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114