Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 19 de maio de 2011, 20h16

Dia Especial mostra tecnologia para aumentar produtividade do leite no período da seca


Mais de 150 pessoas, entre produtores rurais e alunos da Escola Municipal Rural do Ensino Básico Novo Renascer, participaram do Dia Especial sobre alimentação animal com a utilização da cana de açúcar e uréia. O evento aconteceu no Sítio Renascer, do produtor rural Thomas Geraldo de Lima, localizado na BR 364, km 28, comunidade Raizama, no município de Cuiabá. Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) mostraram técnicas para garantir alimentação para bovinos no período da seca.

O zootecnista da Empaer, Antônio Rômulo Fava, explica que a cana de açúcar é um alimento energético com alto teor de sacarose, melhora a palatabilidade do animal, dando resposta mais rápida na produção de leite e carne. No período da seca, conforme o zootecnista, em um hectare de cana de açúcar produz em média de 80 a 120 toneladas de massa verde. Com a irrigação os números dobram, podendo chegar a 240 toneladas por hectare de massa verde. “No final do período das águas, nesta propriedade conseguimos atingir a produtividade de 250 toneladas por hectare”, esclarece Fava.

No período da seca (junho a outubro), as pastagens apresentam baixa concentração de proteína em torno de 4 a 6%. O bovino necessita de aproximadamente 10%. Segundo Antônio, a maneira mais econômica para o produtor aumentar a proteína é triturar a cana de açúcar e adicionar uréia. Numa área de 38 hectares, com um plantel de 18 vacas leiteiras da raça girolanda, a produção chega a 180 litros de leite por dia, com apenas uma ordenha. O produtor Thomas fala que com duas ordenhas por dia dobra o volume da produção.

O filho do produtor, Weliton Aguiar de Lima, fala que a técnica utilizada pela Empaer para auxiliar na deficiência de pastagem no período de estiagem vai permitir a produção de leite garantindo lucro e renda na propriedade. Hoje o leite é vendido por R$ 0,60 o litro, e fica armazenado em um tanque com capacidade para dois mil litros. Ele ressalta que o objetivo do dia Especial é mostrar o que está dando certo e incentivar a união dos produtores de Raizama, a fim de difundir a produção de leite na comunidade.

O técnico agropecuário da Empaer, Gilmar Bruneto, comenta que o problema maior é a comercialização do leite na região. Segundo Bruneto, se dez produtores rurais investissem na produção de leite, utilizando a cana de açúcar com uréia poderiam atingir a média de mil litros de leite por dia, o que daria para instalar uma agroindústria para produzir queijo, mussarela, doce e facilitar a comercialização. De acordo com Bruneto, um hectare de cana produz alimento suficiente para alimentar 25 bovinos durante cinco meses, utilizando a tecnologia. “Estamos prestando serviço de assistência técnica e extensão rural há dois anos no sítio Renascer”, esclarece Gilmar.

O produtor rural Luís Benedito Pinto possui uma propriedade de 50 hectares, em Rio dos Couros, e produz por dia 40 litros de leite, para produção de queijo. Ele utiliza a cana de açúcar apenas triturada no cocho e pretende misturar com uréia. Vende em média de 70 a 80 queijos por semana na feira do Bairro Pedra 90. “Gostei da tecnologia utilizada no sítio Renascer e vou pedir para os técnicos da Empaer visitarem a minha propriedade”, comenta Pinto.

O produtor Elvio Ribeiro Silva, do município de Jangada, produz 50 litros de leite por dia para produção de mussarela, queijo e doce de leite. Possui 18 vacas, da raça girolanda e está utilizando apenas seis vacas para produção de leite. Pretende aplicar a técnica na alimentação bovina no período da seca. A estudante da Escola Renascer, Alaíde Ferreira da Silva, que percorreu atenta as três estações, disse que foi muito interessante as explicações dos técnicos e que seus pais não têm muito conhecimento e plantam sem nenhuma técnica. “Nosso único jeito de sobreviver é trabalhar no campo. Precisamos fazer de forma correta para termos lucros”, destaca Alaíde.

UDSE

Foram instaladas Unidades Didáticas de Sustentação Econômica (UDSE) para mostrar, na prática, como o pecuarista pode fazer para alimentar o rebanho bovino no período da seca. Para maiores informações foram montadas três estações e contaram com as orientações dos instrutores: coordenador do Escritório Metropolitano da Empaer, Gildo Alves Feitosa, o produtor Thomas e filhos (primeira estação), Bruneto e pesquisador da Empaer, Francisco Ildefonso de Campos (segunda) e Fava (terceira) apresentando os benefícios da suplementação alimentar.

Participaram do Dia Especial, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga, deputado estadual e presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa, Zeca Viana, deputado Ezequiel Fonseca, Diretor de Ater da Empaer, Almir de Souza Ferro, moradores e servidores da Empaer. O evento aconteceu na quarta-feira (18.05).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114