Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 24 de maio de 2011, 04h10

Recorde: transmite 26 terabits em um segundo


Nova técnica: 700 DVDs em um segundo.

Cientistas alemães bateram o recorde de transmissão de dados em um único feixe de laser: 26 terabits por segundo, o suficiente para transmitir 700 DVDs em um piscar de olhos.

A informação foi transmitida com sucesso por 50 km e decodificada com perfeição. Os resultados foram publicados na Nature Photonics.

O feito foi alcançado pela equipe do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT), liderada pelo professor Jürg Leuthold. O grupo bateu seu próprio recorde de transmissão de dados estabelecido em 2010 com 10 terabits por segundo – 10 bilhões de bits por segundo.

O sucesso se deve a um novo processo de decodificação que quebra a alta taxa de transmissão de dados em uma freqüência que pode ser processada eletricamente. Isso é necessário porque nenhum método de processamento eletrônico consegue dar conta de 26 terabits pro segundo.

O processo é baseado na chamada Transformada Rápida de Fourier, uma ferramenta matemática muito usada em processamento de sinais, sons e imagens e cujo nome é uma homenagem ao físico francês Jean Baptiste Joseph Fourier (1768-1830). Por meio dela, é possível decompor um sinal (em seno e cosseno) e obter informações de freqüência. No caso, ela pode extrair diferentes cores de um feixe, baseado somente no momento em que as diferentes partes do feixe chegam ao detector.

Basicamente, os pesquisadores do  KIT separaram o feixe em 300 cores, cada uma encodando um conjunto de informações. O segredo é fazer isso de forma óptica – e não matemática (impossível a essas taxas) – ao dividir o feixe em diferentes caminhos, que chegam em diferentes momentos ao detector. Esse tipo de cálculo óptico é muito mais rápido e eficiente em termos de energia.

Há alguns anos, essa taxa de 26 tera seria utópica mesmo para um sistema com muitos lasers. Hoje, ela se mostra extremamente útil, não só para uso pessoal (imagine a transmissão de um vídeo na web a essa velocidade?), mas especialmente para empresas. Com 26 tera por segundo, é possível transmitir 400 milhões de ligações telefônicas ao mesmo tempo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114