Cuiabá | MT 16/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 15 de julho de 2011, 15h02

NIT divulga relatório do primeiro Censo de Pesquisa do IFMT


O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Mato Grosso divulgou nesta quinta-feira, dia 14 de julho, o relatório do primeiro Censo da Pesquisa realizado no IFMT, o documento servirá de base para ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES assim como para os Campi do IFMT.

O Censo diagnosticou as atividades de pesquisa que estão sendo desenvolvidas dentro do IFMT, tais como: quantidade de projetos, áreas pesquisadas, quais os pesquisadores, quantidade de bolsistas, quantidade de recursos recebidos, quais os campi que mais pesquisam, o potencial de prestação de serviços tecnológicos, a percepção por parte dos pesquisadores sobre Propriedade Intelectual, dentre outras informações relevantes.

No Censo foi diagnosticado que 86% dos entrevistados já ouviram falar em Propriedade Intelectual, mas apenas 18% conhecem as modalidades, enquanto 82% não conhecem. Na pesquisa, 90% tem interesse de participar de capacitações em Propriedade Intelectual.

Sobre a Política de Inovação Tecnológica do IFMT, apenas 16% disseram conhecer, enquanto 51% já ouviram falar, mas não conhecem e 33% não sabem.

Além do relatório, as informações ficarão armazenadas em uma grande base de dados da PROPES, esta ferramenta servirá de cadastro de servidores, garantindo a participação destes em todas as ações promovidas pela Pró-Reitoria. Participaram do Censo 281 servidores, entre docentes e técnico-administrativos.

A Pesquisa dentro do IFMT

Os investimentos no desenvolvimento da Pesquisa são sem dúvida uma das principais preocupações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que tem como objetivo, contribuir para a ampliação do conhecimento científico em diferentes áreas do conhecimento, por meio de pesquisas desenvolvidas pelos servidores e discentes nos diferentes níveis de ensino, promover constantemente ações de fomento à pesquisa e discussões na contribuição de programas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Neste Contexto, coloca a pesquisa aplicada e a capacitação de recursos humanos como um de seus princípios fundamentais, entendendo a pesquisa como um procedimento racional e sistemático, voltado à produção acadêmica e profissional, com objetivo de manter um processo constante de ação-reflexão-ação com a realidade circundante.

O IFMT fechou o ano de 2010 com um aumento de 100% no número de grupos de pesquisa, em relação a 2009. Esse é o reflexo das ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT, que vem trabalhando pelo crescimento e qualificação da pesquisa científica produzida dentro do IFMT. Dos projetos financiados através do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do IFMT, estão contempladas as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Ciências Ambientais e Lingüística, Letras e Artes

Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT

O NIT/IFMT iniciou suas atividades em outubro de 2008 tendo como uma de suas principais ações o estabelecimento de uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB) em um projeto para a estruturação de um arranjo dos NITs das Instituições Cientificas e Tecnológicas da Região Centro Oeste.

Como resultado desta parceria foi submetido na Chamada Publica MCT/FINEP/AT - PRÓ-INOVA-01/2008 linha 02, com o objetivo de fortalecer os já implantados e apoiar a estruturação dos Núcleos nascentes, por meio da capacitação, do compartilhamento de recursos e experiências e da difusão de boas práticas,com vista ao desenvolvimento sustentável e a maior competitividade da região.

No dia 20 de dezembro de 2010, o Conselho Superior aprovou a Resolução Nº 064/2010, que cria e regulamenta o Núcleo de Inovação Tecnológica dentro do IFMT, consolidando assim as atribuições e a Política de Inovação Tecnológica.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114