Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 20 de julho de 2011, 08h04

Chileno de 14 anos cria sistema que prevê terremotos via Twitter


Um jovem de 14 anos criou um sistema que avisa sobre terremotos antes que eles aconteçam. E o mais legal: o recado vai pelo Twitter, através da conta @AlarmaSismos. Sebastián Alegría modificou uma máquina de detecção de terremotos comum e a conectou em um servidor. Ao invés de soltar um aviso sonoro, a máquina manda um tweet com a mensagem "Possível abalo sísmico durante os próximos segundos em Santiago", acompanhado da hora atual.

"Já previ 5 tremores desde abril. Agora, detectei todos os abalos que nós sentimos (cerca de 5 graus na escala Richter) com 20 segundos de antecedência, dependendo da distância do epicentro. Pode-se melhorar o tempo e a eficácia colocando mais sensores no Chile, o que acontecerá em breve", declarou o jovem ao portal Fayerwayer.

O equipamento usado se chama Quake Alarm e custa 35 mil pesos (cerca de R$120). O garoto planeja adotar mais recursos, como equipamentos de detecção em outros pontos do país e até um serviço que alerte as pessoas via SMS.
O garoto também é autor do @HoraChile, que a cada dez minutos manda a hora do país, e do @ElMeteorologo, que a cada meia hora fornece as condições do tempo para a região.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114