Cuiabá | MT 23/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 29 de agosto de 2011, 14h54

Termelétrica volta a funcionar no próximo dia 12 de setembro


A Usina Termelétrica de Cuiabá 'Governador Mario Covas' volta a funcionar no próximo dia 12 de setembro. A afirmação foi feita pelo governador Silval Barbosa, durante coletiva de imprensa realizada hoje (29), no salão nobre 'Secretário Cloves Vettorato', no Palácio Paiaguás. Também participaram da coletiva, o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, e o representante da Pantanal Energia, empresa responsável pela Usina, Fábio Garcia.

De acordo com Silval Barbosa, ainda nesta segunda-feira (05.09), no Rio de Janeiro, será assinado o último contrato entre a Petrobrás, Governo Boliviano, e a Pantanal Energia selando um acordo para que seja dado início à distribuição de 2,2 milhões de m³/dia de Gás Natural num primeiro momento. O novo contrato dá à Petrobrás a concessão da distribuição do Gás para o funcionamento da Usina pelo período de dois anos. A quantia, segundo o governador, é suficiente para retomar o funcionamento da usina, desativada desde agosto de 2007, que pode produzir até 480 megawats, e suprir a demanda de 60% do Estado de Mato Grosso.

Durante a coletiva, Silval Barbosa afirmou que o acordo foi fruto de um processo de articulação política entre o Governo do Estado, Governo Federal, e a Pantanal Energia. “Temos acompanhado há um bom tempo essa situação e traçado estratégias para a retomada das atividades da usina. Hoje chegamos ao final deste impasse, com atenção especial do Governo Federal, que reviu os contratos assinados, até então, pela União e governo boliviano, que fornece o combustível”, afirmou.

O secretário Pedro Nadaf complementou que desde a paralisação das atividades da Usina, o Estado determinou como política de Governo a solução do impasse. “Foram realizadas várias viagens à Bolívia com o objetivo de estabelecer um acordo com o governo boliviano para que a Termelétrica volte a funcionar”, disse. Nadaf destacou que o acordo é exclusivo para o funcionamento da Usina, mas que este processo pode se ampliar à distribuição inclusive de Gás Natural Veicular (GNV), que tem contrato sólido de dez anos entre Governo do Estado e a Bolívia.

O representante da Pantanal Energia, Fábio Garcia, agradeceu o empenho do Estado para que o novo acordo fosse possível. “Era uma situação complexa que demandava um alinhamento entre várias instâncias, respeitando vários interesses para que se chegasse a um consenso. Conseguimos com isso a retomada da segurança energética ao Estado, com a possibilidade de inserir definitivamente o Gás Natural como matriz energética em Mato Grosso”, finalizou.

Também participaram da coletiva o deputado estadual Wagner Ramos e o deputado federal Homero Pereira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114