Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 25 de novembro de 2011, 13h43

Pesquisadores desenvolvem sistema de telemarketing que detecta emoção a partir da voz do cliente


Um estudo feito na Universidade Carlos III em Madrid, em conjunto com a Universidade de Granada, na Espanha, permitiu a criação de um sistema de computadores com capacidade de reconhecer o estado emocional das pessoas através do que elas falam, de acordo com oGizmag.

O sistema analisa um total de 60 parâmetros acústicos nas vozes dos usuários: tom, velocidade, duração de pausas e entonação, por exemplo. Os pesquisadores criaram o software pensando em emoções negativas, principalmente. Então, ele busca sempre por qualquer indício de raiva, tédio ou dúvida.

O sistema pode ser usado em serviços automáticos de atendimento telefônico. Ele consegue tirar conclusões de como a voz do usuário parece e consegue prever mais ou menos como a conversa deve seguir. Ao detectar o humor do usuário, ele tenta adaptar os diálogos. Se o usuário se mostrar confuso, o sistema oferece mais ajuda. Se ele estiver bravo, tenta ir direto ao que o usuário deseja.

As primeiras pesquisas mostraram que o sistema é mais bem sucedido em conversas curtas, mas novos estudos estão sendo feitos para tentar aprimorá-lo.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114