|
Tweetar |
Quais páginas de empresas você curte no Facebook? Que perfis oficiais você segue no Twitter ou acompanha postagens no Google+? Quando as redes sociais começaram a se popularizar, as grandes empresas perceberam que, para um melhor relacionamento com o seu público alvo, seria necessário estudar uma forma dinâmica para entrar nas redes sociais. Isso levou à popularização de um novo modelo de negócios - o social business.
Ao contrário do que muita gente pensa, o conceito de negócios sociais não é tão novo. Na verdade, as empresas estudam formas de se relacionar com seus clientes de forma direta há exatas três décadas. E, de lá para cá, muita coisa evoluiu. O grupo Global Dawn pesquisou e elaborou um infográfico detalhado, mostrando como essa linha de raciocínio corporativo foi mudando e se adaptando com o passar dos anos:
Como o infográfico mostra, o ramo tecnológico começou a se "socializar" com a incursão do software livre, na década de 1980. Desde então, diversas soluções foram implementadas para variadas necessidades, como o compartilhamento peer-to-peer e o licenciamento Creative Commons de propriedade intelectual.
Mais ou menos na mesma época, o marketing começou a atacar mídias sociais e criar programas
de fidelidade, ao passo que os ecossistemas móveis começam a ser criados para abarcar todas essas ideias.
Tudo o que nos é rotina hoje: AppStore, jogos online, marketing digital, é derivativo dessas inovações listadas na imagem acima.
Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.
email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114