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Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 01 de fevereiro de 2012, 21h19

P&G descobre as vantagens da publicidade on-line


 

 A Procter & Gamble, fabricante de produtos como Gillette e Oral B, planeja fazer um corte nos US$10 bilhões (cerca de R$17 bi) anuais que a empresa usa para publicidade. E, ao que parece, a culpa é da nova visão da empresa, que percebeu o lado prático e lucrativo da publicidade virtual.

Robert McDonald, CEO da P&G, se deu conta de que colocar suas propagandas em veículos on-line é "muito mais eficiente", além da web ser um veículo muito mais barato do que as mídias tradicionais. Para diminuir os gastos com propagandas, a empresa demitiu 1.600 funcionários ligados à área de marketing. A verba resultante da redução dos custos, que pode chegar a cerca de US$240 milhões (cerca de R$408 mi), será usada em mídias digitais, onde há mais opções e meios de distribuição, segundo Jon Moeller, diretor de finanças da empresa.

Agora, ele diz, é hora de "moderar" os gastos com publicidade. Em uma estimativa a longo prazo, a empresa quer gastar entre 9% a 11% do total de vendas em anúncios.

"Existem muitas mídias diferentes disponíveis nos dias de hoje e estamos nos aproximando mais e mais dos negócios digitais", diz, em entrevista para o Ad Age. Ele também diz que, no espaço digital, com o Facebook, Google e outros, a empresa achou "o retorno para esses investimentos de publicidade". 




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