Cuiabá | MT 16/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 17 de abril de 2012, 16h33

Garota de 4 anos tem QI de 159, apenas um ponto a menos que Albert Einstein



Sim, é isso mesmo o que você leu: uma menina de apenas 4 anos é a mais nova integrante do clube dos super inteligentes, já que a pequena tem um QI de 159. Para se ter ideia, isso é apenas um ponto abaixo da medição de outros gênios famosos da nossa história, como Albert Einstein e o físico Stephen Hawking.

Heidi Hankins, de Winchester (Inglaterra), conseguia contar até o número 40 já aos 2 anos, e hoje tem a leitura de uma criança de 8 anos de idade. Apesar de Heidi ser uma garota especial, estudiosos afirmam que não se pode prever se ela será tão inteligente quanto Einsten ou Hawking, por exemplo. Isso porque não é possível comparar QI entre diferentes grupos etários.

"Testes de QI comparam resultados dentro de uma determinada faixa etária. O que queremos dizer é que ela [Heidi] é mais esperta do que 99,5% ou 99,8% das pessoas com a mesma idade, mas isso não significa que você pode compará-la a um outro grupo de indivíduos com idades diferentes", explicou o psicólogo americano Frank Lawlis ao site MSNBC.

Heidi faz parte da Mensa, uma sociedade formada por pessoas com QIs excepcionais que reúne apenas 2% da população com níveis elevados de inteligência. Victoria Liguez, coordenadora de marketing da Mensa Americana, disse que o membro mais novo da instituição nos Estados Unidos tem 3 anos, e entrou para a entidade quanto tinha apenas 2.

O mais jovem membro em todo o mundo, Oscar Wrigley, supostamente entrou para a sociedade com 2 anos e meio, com um QI de 160. No geral, cerca de 110.000 pessoas em 100 países são membros do Mensa.

Para os adultos, a organização oferece oportunidades de networking e grupos de interesse, mas as aulas não são tão diferentes para as crianças. As adições ficam por conta de passeios a museus, jogos de matemática e outros enigmas para professores e pais com dificuldades em desafiar os pequenos superdotados.

Vale lembrar que Liguez e Lawlis não acreditam no estereótipo de "gênios esquisitos", pois as crianças que estudam no Mensa interagem como outras quaisquer.

Mas o que é o QI?

O QI (sigla para "Quociente de Inteligência") é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos especialmente para avaliar as capacidades cognitivas de uma pessoa, de acordo com sua faixa etária. Os primeiros exames surgiram na China, indo para a França séculos depois, e sempre eram padronizados para que a pontuação média fosse de nota 100. Pessoas com resultados mais elevados a 100 são, em teoria, mais brilhantes do que as outras - pelo menos nos domínios medidos por meio de testes de QI.

No entanto, essas pontuações têm aumentado ao longo do tempo devido a um fenômeno conhecido como "efeito Flynn", cuja principal característica é revelar que as novas gerações possuem uma média de QI superior a 100. Existem várias teorias para essa hipótese, o que inclui uma melhor alimentação na infância, ambientes cada vez mais estimulantes, e um número maior de crianças que estão cada vez mais familiarizadas com testes padronizados.

"Quem sabe um dia todos nós sejamos tão inteligentes quanto Einsten?", declarou Lawlis. 

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114