Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 19 de abril de 2012, 08h02

Impressoras 3D poderão imprimir remédios e prever diagnósticos


Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, criaram um novo processo de impressão 3D que vai permitir que qualquer pessoa imprima medicamentos em casa.

Segundo a BBC, os pesquisadores usaram um modelo convencional de impressora 3D, conectada a um computador com software de código aberto. A equipe construiu uma espécie de "peça reacionária" que respondeu a determinadas reações químicas feitas a partir de um gel de polímero, colocado em temperatura ambiente.

O gel foi colocado na impressora e recebeu outros produtos moleculares para iniciar a produção de remédios personalizados. Resumindo, o material usado no aparelho, em geral o plástico, foi substituído por elementos químicos na elaboração dos remédios.

Essa tecnologia representa um grande avanço para a medicina, já que, com a novidade, os médicos seriam capazes de produzir medicamentos em escala de laboratório e em um curto período de tempo.

Embora a ferramenta ainda esteja em fase de desenvolvimento, a equipe de cientistas afirma que a popularização de dispositivos como as impressoras 3D pode tornar diversos recursos mais acessíveis, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Além disso, promete revolucionar os cuidados com a saúde e permitir um melhor acompanhamento em tratamentos e diagnósticos.

"Acreditamos que as impressoras 3D vão alcançar as casas e possibilitar que os usuários criem os próprios itens, incluindo receitas médicas. Talvez, com a introdução de software e aplicativos controlados, semelhantes aos da Apple, o consumidor final poderia imprimir dentro da própria casa os remédios que necessitam", afirmou o professor Lee Cronin.

Ainda não se sabe quando esse processo estará disponível para os usuários. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114