Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 19 de abril de 2012, 09h02

Pagamento móvel vai superar dinheiro e cartões até 2020, aponta estudo


 

O pagamento móvel vai se popularizar até 2020, e smartphones e tablets serão usados em negociações da mesma forma como dinheiro e cartões são usados atualmente, segundo um estudo da consultoria Pew.

O uso de smartphones para pagamentos no futuro está nos planos de 65% dos entrevistados pela consultoria. Eles afirmam que nos próximos anos começarão a usar dispositivos móveis para transações, como um simples café que é pago através de um aplicativo ou um serviço como o Google Wallet que substitui cartões de crédito pelo celular.

Em dezembro, 38% dos donos de smartphones nos EUA afirmaram já ter usado o celular para algum tipo de negociação. Além disso, os celulares já são usados para acesso à conta bancária, seja para checar o saldo ou para pagar uma conta.

Apesar do pagamento móvel se popularizar, o estudo indica que ele não vai substituir completamente o dinheiro em papel ou mesmo os cartões de crédito.

"Preocupações em relação à tecnologia, a resistência dos fornecedores atuais e a natureza lenta de mudanças indicam que os pagamentos móveis existirão junto com outras opções", afirma Aaron Smith, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

O desenvolvimento de tecnologias de pagamento móvel pode contribuir para o crescimento da modalidade. Smartphones e tablets começaram a receber chips NFC, que efetuam uma transação ao aproximar o smartphone de um terminal. Estudos indicam que a tecnologia vai gerar US$ 74 bilhões em pagamentos até 2015.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114