Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 25 de abril de 2012, 06h36

Você se lembra do mIRC? Ele não morreu!


Se você tem menos de 20 anos, com certeza, não conheceu o mIRC em sua época áurea. Este cliente de IRC (Internet Relay Chat) foi criado e desenvolvido por Khaled Mardam-Bey, em 1995, com o objetivo de ser um programa de chat onde seria possível conversar com milhares de pessoas ao mesmo tempo sobre um assunto específico. Bastava entrar em alguma sala de seu interesse e ficar horas batendo papo online com um grupo de pessoas.

Durante anos, antes da chegada dos softwares de instant messaging, o mIRC era campeão absoluto em popularidade. E mesmo após a chegada do famoso ICQ, MSN e outros programas similares, o mIRC ainda tinha certa relevância na internet, especialmente entre a comunidade de software livre que, até hoje, se encontra em salas para compartilhar descobertas e conhecimentos.

Em 2003, o mIRC já figurava no top 10 das aplicações de internet, segundo um ranking da empresa de pesquisa Nielsen. Em 2008, o programa atingiu a marca de 150 milhões de downloads. Isto não necessariamente indicava o número de usuários da ferramenta, mas dava uma ligeira ideia de sua popularidade.

A rede chegou a ter quase 50 mil usuários e 1 milhão de conexões todos os dias. Estes números podem não ser nada perto do MSN ou GTalk hoje, mas na época, quando banda larga só existia em filme de ficção científica, era impressionante reunir tantas pessoas em uma comunidade virtual.

No Brasil, o canal que mais concentrava usuários era o Brasnet, que foi criado por volta de 1995, logo no ínicio do serviço no país. Mas, em maio de 2007, quando o último servidor do grupo foi fechado, os usuários brasileiros que ainda pingavam por lá abandonaram de vez a rede.
 



25/08/12, 10:48
Pedro disse:

eu acesso brjato

25/04/12, 09:04
Silvio disse:

Venha Conhecer esse Canal De Irc http://www3.svipchat.org/chat/lightIRC/chatweb.html


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114