Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 11 de maio de 2012, 12h26

Pesquisadores criam software que identifica sarcasmo em textos na internet


Para quem estava cansado de piadinhas na internet, uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou uma solução prática e muito útil: um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas na web.

Segundo o arquivo em PDF divulgado pela equipe de cientistas, o algoritmo recebeu o nome de SASI (sigla para "algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo", em inglês). Ele já foi testado no Twitter e também com 66 mil resenhas de produtos da loja virtual da Amazon, onde conseguiu identificar com precisão 77% de resenhas sarcásticas de usuários sobre alguns itens.

Ainda de acordo com o documento, o SASI não serve apenas para apontar frases engraçadinhas. Ele pode ser bem eficiente em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais. Caso algum internauta opine negativamente sobre determinado item em algum serviço online, por exemplo, ao invés de exibir o comentário completo, o site pode fazer uma filtragem para localizar o sarcasmo e substituí-lo por um simples símbolo de "não aprovado".

Outra vantagem desse tipo de software é a capacidade de buscar ferramentas na web para medir - através de tweets, mensagens no Facebook e outras páginas de constante interação - a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou a algum acontecimento importante. Além disso, o programa pode ajudar os usuários a criar melhores conteúdos personalizados, como também recomendações e propagandas específicas de acordo com o gosto de cada indivíduo. 

 

OlharDigital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114